Notícias



Autoestima colorida

Desenhos pintados por pacientes em hemodiálise serão exibidos em exposição no Hospital de Clínicas

Projeto propõe a ocupação do tempo das sessões com a atividade para mudar a rotina de quem precisa do tratamento

14/09/2019 - 05h00min


Alberi Neto
Alberi Neto
Enviar E-mail
André Ávila / Agencia RBS
Darci, além de pintar as figuras fornecidas no local, gosta de produzir seus próprios desenhos

As quatro horas de duração das sessões de hemodiálise têm passado mais rápido para pacientes do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Nos quartos onde o sangue é filtrado, o barulho das máquinas está dando lugar ao som de lápis e canetinha riscando o papel. O ambiente onde a luta pela vida parece deixar os humores abalados já não é mais o mesmo. Agora, sorrisos e conversas animadas ocupam o espaço. 

Leia outras notícias do Diário Gaúcho

Estas mudanças são fruto do trabalho interdisciplinar realizado no HCPA. No caso da Nefrologia — especialidade que abriga as pessoas que fazem hemodiálise —, a transformação tomou mais corpo desde a criação de um projeto que estimula pacientes a pintarem desenhos. Angélica Nickel Adamoli, integrante do Serviço de Educação Física e Terapia Ocupacional do Clínicas, foi a idealizadora do projeto. Trabalhando há nove anos no hospital, Angélica cita que o estímulo para a iniciativa veio na sua mudança de cenário dentro da instituição. Antes da área de nefrologia, ela trabalhava no acompanhamento e recuperação de dependentes químicos.

— Era um ambiente onde trabalhávamos muito mais para controlar a ansiedade, a agitação, os riscos de recaída. Aqui, os pacientes ficam mais introspectivos diante do tratamento. Pode surgir a depressão, entre outros quadros clínicos — explica Angélica.

André Ávila / Agencia RBS
Silvana usa a pintura para se distrair durante a hemodiálise

Aceitação

Diante do clima silencioso do local, interrompido apenas pelo bipes das máquinas trabalhando, a profissional em educação física resolveu propor a ocupação do tempo das sessões com a atividade de pintura. No início, por ser tratada como algo infantil, o ato de colorir os desenhos acabou não sendo tão aceito. Porém, o empenho dos profissionais auxiliou na mudança desta visão.

— A arte é uma maneira de se expressar, dedicar seu foco e atenção em outra atividade. Isso é importante para que os pacientes pensem em outras possibilidades de vida, não se tornem introspectivos somente por causa do tratamento — acredita a responsável pelo projeto.

Para comemorar o sucesso da ação, o Serviço de Educação Física e Terapia Ocupacional vai expor 50 pinturas feitas por 18 pacientes. Os trabalhos estarão reunidos na I Mostra Cores da Hemodiálise: expressão e autocuidado. Os próprios pacientes, assim como seus familiares e os profissionais do Clínicas foram convidados para conferir os trabalhos de perto durante o II Simpósio Multidisciplinar em Nefrologia do HCPA. 

Pacientes aprovam iniciativa

A sala de hemodiálise do Clínicas já faz parte da rotina da auxiliar de cozinha aposentada Silvana Fernandes da Rosa, 50 anos, há dois anos. A rotina de luta contra os problemas nos rins se estende desde 2007. Nas terças, quintas e sábados, ela passa quatro horas deitada junto da máquina que substituiu a função dos órgãos que já não funcionam mais. Silvana se diz uma pessoa ativa, a rotina de tratamento não lhe impede de cursar informática e fazer parte de uma turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA). A proposta de colorir os desenhos foi mais uma atividade agregada a sua rotina. Ela aprova o projeto e conta boas experiências sobre a iniciativa.

André Ávila / Agencia RBS
Angélica Nickel Adamoli trabalha no projeto e propôs a exposição

— Eu me distraio, levo os desenhos para pintar em casa. É uma atividade que alivia o estresse. Esses dias pintei um muito bonito e presentei a Angélica no dia do aniversário dela — compartilha Silvana.

Viver

Aos 76 anos, Darci Neitzke Fiedler diz que a hemodiálise é um desafio até pequeno diante de outras dificuldades que já passou. Brincalhona, a senhora de olhos azuis cristalinos e uma ponta de sotaque alemão, resquício de sua origem familiar, diz que "gosta muito de viver". Três vezes por semana, ela vem de Viamão para fazer o tratamento no Clínicas. Com problemas nas pernas, causados por um atropelamento e acentuados pelo diabete, Darci não mostra nenhum sinal de abatimento:

— A gente nunca deve dizer que não consegue, que não vai dar. Depois de tudo que eu passei, posso dizer que é importante aproveitar cada momento da vida

Apaixonada pela arte de cozinhar, Darci é conhecida por distribuir receitas entre os profissionais e pacientes. No projeto das pinturas, além de colorir as formas entregues pela equipe do Clínicas, ela faz os próprios desenhos. 

— Gosto de desenhar casas. Essa aqui tem até uma lagoa com alguns patinhos — aponta ela, enquanto colore a figura de um personagem do desenho animado Os Smurfs.

A mostra

/// O evento ocorre no dia 15 de setembro de 2019.
/// O horário para visitação é das 8h às 17h30min.
/// Os trabalhos estarão no saguão do 2ª andar do HCPA.
/// Familiares, amigos e o pessoas que estivem no hospital podem conferir os desenhos.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias