Notícias



Coluna da Maga

Magali Moraes e a menina Greta Thunberg

Colunista escreve às segundas, quartas e sextas-feiras no Diário Gaúcho

27/09/2019 - 10h00min


Fernando Gomes / Agencia RBS
Magali Moraes

A gente fecha a torneira da pia enquanto escova os dentes e acha que está fazendo grande coisa pelo planeta. Tem gente fazendo muito mais. Você ouviu falar na sueca Greta Thunberg, 16 anos, que há poucos dias movimentou o mundo em um protesto contra o aquecimento global e as mudanças climáticas? Essa menina levou mais de um 1,5 milhão de estudantes pras ruas em mais de 100 países. E responsabiliza os líderes mundiais por arruinarem seu futuro (e de todos os jovens). 

Você viu algum trechinho do discurso? A menina é dramática e intensa. Não tem como não botar a mão na consciência e refletir o que cada um de nós, adultos, está aprontando com o meio ambiente. Deixando uma herança maldita para as novas gerações, sabe assim? Um minutinho de sua atenção pra lembrar dos canudos plásticos, sacolinhas do súper, consumo excessivo de carne, banhos demorados demais e nossas pequenas falhas diárias que revoltariam ainda mais Greta.  

Leia mais colunas da Maga 

Sabedoria

Reparou nas longas tranças dela? Apesar de já ser adolescente, Greta tem uma aparência infantil. E, ao mesmo tempo, passa uma sabedoria que só os muito vividos adquirem. Seu olhar intimida. É autista e não esconde isso. Até agosto do ano passado, ela era uma desconhecida. Aí resolveu matar aula para protestar na frente do parlamento sueco. Apenas ela, sua mochila e um cartaz dizendo "Greve escolar pelo clima". A imagem correu o mundo, e a recente marcha histórica usou essa frase como lema.

Alguém aí deve estar pensando: uma guria tão esperta matando aula? Foi justamente o que ela disse pras autoridades, discursando na ONU semana passada. "Está tudo errado. Eu não deveria estar aqui em cima. Eu deveria estar de volta à escola do outro lado do oceano. Vocês roubaram meus sonhos e minha infância com suas palavras vazias". Tem gente achando Greta furiosa demais. Eu acho chocante uma piá de 16 anos demonstrar mais consciência ecológica pelo planeta do que os grandes líderes.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias