Notícias



Coluna da Maga

Magali Moraes e o 20 de Setembro

Colunista escreve às segundas, quartas e sextas-feiras no Diário Gaúcho

20/09/2019 - 10h00min


Fernando Gomes / Agencia RBS

Tava pensando com meus botões. Quem vai ler essa coluna em pleno feriado? Talvez os leitores de fora do Estado. Santa internet, que me faz ir além dos pampas. Peraí que eu explico. Hoje aqui se comemora o feriado mais gaudério que existe: o 20 de Setembro. Da Revolução Farroupilha, também conhecido como Dia do Gaúcho. Pensa num cheiro delicioso de churrasco invadindo as ruas. É a comida oficial pra celebrar a data. É tanto carvão ardendo nas churrasqueiras que nem sei.

Pra quem não é daqui, eu confesso: a gente é meio estranho. Quer ter churrasqueira até em sacada de apartamento. E faz pior: inventa obra pra trazer a sacada pra dentro da sala. Assim o vento não atrapalha e dá pra usar a churrasqueira inverno e verão. Aproveito pra esclarecer algumas curiosidades. Nós, os gaúchos, também comemos sushi junto com o espeto corrido (nas churrascarias, vale tudo). Tem mais. Nem todo gaúcho gosta de chimarrão, e assumir isso causa constrangimento.

Leia mais colunas da Maga 

Mala e cuia

Pros leitores que ainda não conhecem o Rio Grande, eu recomendo uma visita. Venham de mala e cuia! Tem muito lugar bonito por aqui. Somos gente boa, mas não espere encontrar todo mundo pilchado. Durante a Semana Farroupilha, sim! As meninas vão pro colégio vestidas de prenda. Os meninos usam bombachas. O hino Rio-Grandense é tocado. Agora saber montar a cavalo é outra história. Pelo menos nas cidades maiores, não tá morto quem peleia a pé, de carro, ônibus, taxi e Uber. 

Aos meus amigos gaúchos que mudaram de Estado ou de país, pode deixar que eu aproveito o feriado por vocês! Hoje deve bater saudade de tudo que é daqui. Da família e dos amigos que ficaram. Do Acampamento Farroupilha e o cheiro de costela gorda no ar. Do Zaffari, Panvel, Brique da Redenção, Parcão, Arena, Beira-Rio, pôr do sol do Guaíba, Gramado e Canela, Vale dos Vinhedos, Torres, Capão e daquele pontinho no mapa do Rio Grande onde bate forte o coração. Venham! Estamos esperando vocês.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias