Notícias



Receita do Leitor

Minipastéis da Carol: aprenda a fazer um salgado assado com recheio de calabresa

Uma massa de pastel macia e com um sabor diferente. A leitora Caroline Freitas conta o segredinho da sua receita caseira

04/09/2019 - 08h00min


Omar Freitas / Agencia RBS
Moradora da Restinga (D) trabalha em parceria com a sogra (E)

Sem grandes pretensões de um dia ter o próprio negócio, a ex-auxiliar de Recursos Humanos Caroline Freitas, 37 anos, moradora da Restinga, em Porto Alegre, começou a produzir trufas e empadas em 2017. 

LEIA MAIS
Torta dos Deuses da Alessandra: aprenda o passo a passo desta delícia salgada
Torta de limão da Thais: confira o passo a passo da sobremesa
Conchiglione com carne e queijo da Daniela: aprenda o passo a passo da massa recheada   

— Fiquei desempregada e não encontrava nada na minha área. Aí, como alternativa de renda, comecei a vender trufas e empadas. Meu marido levava para a empresa onde trabalha e vendia lá. Eu também vendia na rua — relembra Carol.

Com o passar do tempo, Carol conta que os clientes começaram a pedir salgados para festas. O aumento das produções caseiras foi possível graças à parceria da sogra, Regina Lucas, 53 anos, que era auxiliar de cozinha em restaurantes e já sabia como fazer rissoles e coxinhas. 

— No início, eu até conseguia conciliar as tarefas sozinha, mas, agora, com encomendas para todos os finais de semana, não tem como. Nem me imaginava fazendo salgados para festas, pois era muito mais tranquilo fazer só empadas. Mas o tempo foi passando, fui aprendendo e comecei a amar o que nós produzimos — conta Carol.  

A iniciativa, ao lado da sogra e sócia, completou dois anos e foi batizada de "Trupada" — uma junção das palavras "trufa" e "empada". 

— A vantagem de trabalhar em casa é ter qualidade de vida e, principalmente, passar mais tempo com a família — afirma Carol.

"Massa gostosa"

Com uma produção de mais de 40 variedades de salgados, Carol tenta aperfeiçoar os sabores dos quitutes. Ela explica como foi desenvolver os minipastéis de forno com massa que derrete na boca: 

— Eu fiquei pensando de que forma fazer um pastel assado que não ficasse seco, mas com uma massa gostosa. Aí um dia inventei, fui modificando os ingredientes. Coloquei na mistura requeijão, banha e margarina. O segredo dessa receita é o requeijão, daí a massa do pastel fica bem macia e com um sabor diferenciado e caseiro. 

Segundo ela, o salgado é um dos mais pedidos pelos clientes, e o recheio pode variar. 

MEU SEGREDINHO
Carol conta que não usa ovos para empanar os salgados antes de fritá-los:
— Para deixá-los sequinhos, sem gordura em excesso, é só misturar vinagre com água e mergulhar os salgados. Na sequência, passar na farinha de rosca e fritar. Não dá gosto de vinagre e economiza muitos ovos. 

MINIPÁSTEIS DE FORNO

Omar Freitas / Agencia RBS
Carol ao lado da sogra e sócia, Regina

INGREDIENTES

Massa
✔ 4 xícaras (chá) de farinha de trigo
✔ 4 colheres (sopa) de margarina
✔ 4 colheres (sopa) de requeijão
✔ 2 colheres (sopa) de banha
✔ 1 colher (chá) de sal
✔ Gergelim a gosto

Recheio
✔ 2 pernas de linguiça calabresa picadas
✔ 2 colheres (sopa) de requeijão

PREPARO

/// Em uma bacia, misture a farinha, a margarina, o requeijão, a banha e o sal.

Omar Freitas / Agencia RBS

/// Amasse bem até a massa ficar homogênea.

/// Abra a massa com o rolo em uma superfície plana e enfarinhada, corte-a com a boca de um copo ou um objeto que marque a massa. Distribua o recheio e feche os pastéis.

/// Pincele os minipastéis com gema e salpique gergelim. Asse em forno preaquecido a 200°C, por 20 minutos ou até dourar.

RENDIMENTO: 50 unidades pequenas ou 10 unidades grandes
TEMPO DE PREPARO: 30 minutos
CUSTO: em torno de R$ 15 

PARTICIPE, NOS ENVIE SUA RECEITA!
/// Quem pode participar? Todos os leitores que tiverem uma receita deliciosa para compartilhar com o DG. 
/// O que é preciso enviar? Mande sua receita, descrita com quantidade e tipos de ingredientes e modo de preparo, além do seu nome completo, endereço e telefone, para que possamos ligar de volta para você. 
/// Para onde e como eu envio? Você pode usar três canais de atendimento para enviar sua receita. São eles: o WhatsApp do DG, pelo telefone (51) 99759-5693, o e-mail atendimento@diariogaucho.com.br e o nosso endereço (para envio de carta): Avenida Ipiranga, 1.075, bairro Azenha, Porto Alegre/RS. O CEP é 90169-900. 

Produção: Caroline Tidra 



MAIS SOBRE

Últimas Notícias