Notícias



Piquetchê do DG

Onde conferir desfiles e festejos farroupilhas pela Região Metropolitana neste 20 de Setembro

Cavalarianos e entidades levarão o amor pelo Rio Grande para as ruas nesta sexta-feira

19/09/2019 - 21h06min


Marco Favero / Agencia RBS
Em muitos locais, celebrações seguem ao longo do dia

Esta sexta-feira (20) é dia de ajeitar a pilcha e participar ou prestigiar as comemorações de 20 de Setembro na Capital e na Região Metropolitana. CTGs, piquetes, cavalarianos e entidades levarão o amor pelo Rio Grande para as ruas. 

A concentração para os desfiles deve começar nas primeiras horas da manhã e, em muitos locais, as celebrações seguem durante o dia, com cerimônias de extinção da Chama Crioula, shows e bailes. Veja a programação:

Leia outras notícias do Diário Gaúcho

Porto Alegre

/// A concentração para o desfile ocorrerá na Avenida Edvaldo Pereira Paiva, perto do Beira-Rio. Às 9h, haverá a parte cívica, com a revista do governador às tropas. Por volta das 10h30min, terá início o desfile tradicional. 

A Chama Crioula  será conduzida pela Ordem dos Cavalarianos do Rio Grande do Sul. Em seguida, 52 piquetes e CTGs passarão pela avenida a cavalo – alguns deles, também com caminhão decorado. O Acampamento Farroupilha prossegue até o domingo no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho.

Alvorada

/// O desfile de 20 de Setembro será às 14h. Cerca de 500 cavalarianos, nove CTGs e 38 piquetes devem sair da Avenida Maringá e ir até os Correios, na parada 48.

Canoas

/// O Desfile Farroupilha começa às 10h, na Avenida das Canoas, e termina às 11h30min, no Parque Eduardo Gomes. A programação continua à tarde, com gincana cultural. Haverá show de Renato Borghetti, às 21h30min, e de João Luiz Corrêa, às 23h30min. As atividades serão no Palco Lonão do Parque Eduardo Gomes.

Leia também
A vez das patroas: mulheres ganham espaço na chefia de piquetes do Acampamento Farroupilha
A história da primeira mulher credenciada pelo MTG como narradora de rodeios

Cachoeirinha

/// As atividades do 20 de Setembro estarão concentradas na Ronda Crioula, no Parque de Eventos. Às 15h, haverá baile com o grupo Lida de Campo. Às 18h, ocorre a extinção da Chama Crioula. Um baile com o grupo  Tranco Monarca está previsto para as 23h. 

Eldorado do Sul

/// Um desfile temático está marcado para as 9h, na Praça Fabrício Corrêa Borges. Às 18h, ocorrerá o encerramento oficial da Semana Farroupilha, e às 20h, baile da Cavalgada Municipal com o grupo Rebenque.

Esteio

/// Cerca de 40 cavalarianos e alguns caminhões de piquetes e CTGs que estão acampados no Parque Assis Brasil devem sair às 10h do Parque. Eles desfilarão por ruas do Centro e retornarão ao parque. As festividades terminam às 22h30min, com baile do grupo Tchê Guri. 

 Gravataí

/// Neste ano, as festividades do 20 de Setembro serão no Parcão da 79. A comemoração se inicia com a concentração dos cavalarianos no CTG Aldeia dos Anjos, às 14h. Eles irão conduzir a Chama Crioula até o Parcão. 

Guaíba

/// O Acampamento Farroupilha, no Parque Coelhão, terá um baile à moda antiga e integração de invernadas, às 16h. Os shows começam às 18h30min, com Eduardo Vargas. Às 20h, Manity Oliveira sobe ao palco. O cantor Luiz Marenco se apresenta às 21h15min. Lincon Ramos & Grupo encerram as festividades do dia, às 23h.

Novo Hamburgo

/// Um desfile será realizado às 9h, na pista de eventos José Eli Teles da Silveira (Avenida Primeiro de Março, bairro Pátria Nova). Devem participar cerca de 27 escolas da rede municipal, três secretarias da prefeitura, a Guarda Municipal, a Brigada Militar e o Corpo de Bombeiros, além de oito CTGs e representantes da 30ª RT. 

São Leopoldo

/// O desfile será às 10h, na Avenida Dom João Becker, em frente ao Largo Rui Porto. Haverá a participação de 70 entidades e 200 cavalarianos.

Sapucaia do Sul

/// A partir das 8h, cavalarianos de diferentes piquetes já estarão concentrados na Rua Monteiro Lobato, em frente ao Parque Municipal de Eventos Jayme Caetano Braun. O desfile começará às 10h, em direção ao Centro. São esperados cerca de 300 cavaleiros e o envolvimento de 50 entidades tradicionalistas.

Viamão

/// Cerca de 50 entidades devem participar do desfile, às 10h. A saída será na Rua Coronel Marcos de Andrade. Cerca de 800 cavalarianos estarão presentes. No sábado, haverá baile com show de César Oliveira e Rogério Melo, no parque de eventos do Sindicato Rural de Viamão, às 23h.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias