Notícias



Problema

Pelo menos 500 professores temporários contratados pelo Estado estão sem receber salários

Secretaria Estadual da Educação confirmou o número de profissionais temporários que aguardam por pagamento

03/09/2019 - 05h00min


Jeniffer Gularte / Agência RBS
Alamara (E) receberá ainda neste mês. Já Rejane terá de esperar mais

Pelo menos 500 professores contratados pelo Estado em 2019 ainda estão sem receber salários. Segundo a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), 200 nomes aguardam na Secretaria Estadual de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) a publicação do ID funcional no Diário Oficial do Estado. Outros 300 dizem respeito a contratações que ocorreram a partir de julho. 

Ao todo, foram contratados 1.817 profissionais em 2019 — o número é maior que o divulgado na semana passada, de 1.521 profissionais, porque já leva em conta as mais recentes contratações. Segundo a Seduc, o aumento dos contratos emergenciais se deve, principalmente, ao alto pedido de aposentadoria de professores.

Leia outras notícias do Diário Gaúcho

Os dados foram apresentados em reunião na última sexta-feira (30) entre a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa e a secretária-adjunta de Educação, Ivana Genro Flores. Os números foram confirmados pela Seduc à reportagem. 

Após o Diário Gaúcho revelar a situação dos professores sem salários, na semana passada, o governador Eduardo Leite pediu agilidade à Seduc e à Seplag na identificação do número de profissionais sem vencimentos quitados e no seu pagamento. A Seduc, por sua vez, prometeu empenhar-se em garantir que os salários de 90% dos profissionais contratados estejam incluídos na folha de pagamento de setembro. 

Drama

A reportagem publicada na terça passada contou o drama das professores de Porto Alegre Rejane Arruda de Paula, 41 anos e Alamara Unters Rodrigues, 47 anos, que trabalham desde março e abril, respectivamente, sem receber salários. A Seduc confirmou ontem que Alamara receberá neste mês, que corresponde à folha de agosto, enquanto Rejane receberá na folha de setembro, paga em outubro. 

Leia também
Professores contratados pelo Estado trabalham há meses sem receber
Escola estadual de Viamão está há três meses sem professor
Falta de professor de matemática prejudica cerca de 500 alunos em escola da Capital

— Estou mais tranquila, já vai ser um alívio. Só quero colocar as contas em dia — desabafa Alamara.

Já Rejane não se conforma com a demora. Ela diz que todos os seus documentos estão em dia junto à 1º Coordenadoria Regional de Educação (CRE), pois já tem contrato de 20 horas com outra escola. A professora trabalha desde 17 de março sem salário:

— Não sei por que leva tanto tempo para eu receber. Eu estava cumprindo uma licença-maternidade que já venceu, sem ganhar salário. Vou ter que esperar mais um mês — reclama Rejane, que dá aula no 4° ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Professora Branca Diva Pereira de Souza, no bairro São Geraldo, na Zona Norte.

Demora se deve a vários fatores

A Seduc explica que a demora para o pagamento se deve a vários fatores, como a alta demanda do setor de perícia de exames de saúde e a necessidade de mais exames para comprovar aptidões. Também influenciam no atraso, afirma a Seduc, a demora na entrega de documentos por parte dos servidores, a necessidade de certidões atualizadas e comprovantes de formação na área profissional.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias