Notícias



Problema

Prefeitura e Dnit buscam solução para animais abandonados na Ilha Grande dos Marinheiros

Cães e gatos passaram a vagar pelo local após a saída dos moradores devido às obras da nova ponte do Guaíba

05/09/2019 - 18h46min


Tadeu Vilani / Agencia RBS
Secretaria diz que cerca de 70 animais circulam entre as casas desocupadas na região

A prefeitura de Porto Alegre está tratando com a Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) uma solução para o caso dos cães e gatos abandonados na Ilha Grande dos Marinheiros após a saída dos moradores devido às obras da nova ponte do Guaíba. O assunto foi mostrado em reportagem do Diário Gaúcho na terça-feira (3). Segundo o Centro de Relações Institucionais e Participativas (Crip Ilhas), cerca de 70 animais ainda circulam entre as casas desocupadas na região. 

Leia outras notícias do Diário Gaúcho

A secretária adjunta da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams), Viviane Diogo, contatou o superintendente do Dnit, Delmar Pellegrini Filho, na busca de apoio às medidas necessárias para resolver o problema.  

— Juntos vamos procurar alternativas que permitam o atendimento clínico veterinário desses animais, para esterilizar aqueles que ainda não o foram e, em parceria com a rede de proteção, viabilizar a adoção — explica. 

Edital

Por meio de nota, a prefeitura informou que, em setembro, lançará edital para o projeto de gerenciamento e operacionalização da Unidade de Saúde Animal Victória (Usav), do abrigo temporário para cães e gatos e da Unidade Móvel de Adoção de Animais, que permitirá ampliar o número de atendimentos e serviços oferecidos, inclusive em situações como esta.

Leia também
Com saída de moradores para construção da nova ponte, animais são abandonados na Ilha dos Marinheiros  
Comunidade luta para manter biblioteca pública na Ilha dos Marinheiros
Vida nova fora da Ilha: famílias começam a se mudar para avanço da nova ponte do Guaíba

O projeto também prevê castração para todos os animais que passarem por cirurgia na Usav. 

— A iniciativa irá assegurar mais de 8 mil castrações ao ano — afirma a secretária adjunta. 

A essas ações, se somarão atividades educativas, voltadas à guarda responsável, diretamente ligada ao conceito que une saúde animal, humana e cuidado ambiental.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias