Buraco em calçada causa problemas a moradores e comerciantes na Vila Ipiranga - Notícias

Vers?o mobile

 
 

Seu Problema é Nosso21/10/2019 | 10h10

Buraco em calçada causa problemas a moradores e comerciantes na Vila Ipiranga

Falha na rede de tubulação ocasionou afundamento do piso

Buraco em calçada causa problemas a moradores e comerciantes na Vila Ipiranga Eduardo Paganella/Agencia RBS
Pedaços de madeira e cavalete foram usados para alertar pedestres Foto: Eduardo Paganella / Agencia RBS

 Parte da calçada na esquina entre as ruas Benno Mentz e Dom Luiz Guanella, na Vila Ipiranga, em Porto Alegre, chama a atenção por estar oca. Logo abaixo das pedras, há um buraco com cerca de um metro de comprimento. Moradores e comerciantes da região estão sendo afetados pelo problema.

LEIA MAIS
Calçada do posto Santa Marta segue isolada, e marquise, sem reparos
Debutantes de Sapucaia do Sul precisam de ajuda para realizar festa
Paciente precisa de encaminhamento ao especialista para tratamento de doença rara 

 Uma falha na rede de tubulação afundou o piso do local. O esgoto escorreu e chegou a entrar em uma loja.

Estacionamento

Entretanto, o principal problema fica em uma barbearia da esquina, exatamente onde está o buraco. Por conta do risco de novo afundamento da calçada, os clientes temem passar de carro e não conseguem usar o estacionamento do estabelecimento.

— Eu disse para o vizinho não colocar o carro aqui por enquanto. O pessoal vem cortar o cabelo e tem que estacionar na volta. São quatro vagas que a gente perde. Está prejudicando a nossa rotina — conta Bruno Corrêa, dono da barbearia.

Cavalete e fita

Segundo ele, quatro protocolos foram abertos junto à prefeitura desde o dia 13 de setembro, via telefone 156. Apesar dos pedidos formalizados de conserto do buraco, o problema ainda não foi solucionado.

— Só veio a EPTC. E a gente tem até que agradecer, porque colocaram cavalete e fita. Tem escola aqui perto, e muitas criança passam por este local. É perigoso afundar com alguém passando – complementou o barbeiro.

Grande obra prevista para novembro

Por meio de nota, a prefeitura de Porto Alegre respondeu sobre o problema. Segundo o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), parte da rede pluvial da Rua Dom Luiz Guanella estava entupida em função da “grande quantidade de lixo descartado dentro dela”.

A nota segue: “Pela dificuldade de limpar a rede de forma manual, foi implementada a limpeza com o uso de caminhão hidrojato. Além disso, foi realizada avaliação da canalização de outros trechos da rua, sendo constatada a necessidade de uma grande reconstrução pluvial, desde a altura do número 200 até o referido local, na esquina com a Avenida Benno Mentz”. O departamento programou essa obra para a segunda quinzena de novembro.

A prefeitura faz um forte apelo à população para que não descarte resíduos nas redes públicas, pois esse tipo de ação acaba aumentando a possibilidade de ocorrerem problemas nas tubulações.

Leia outras notícias da seção Seu Problema é Nosso  


 
 
 
 
 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros