Notícias



Seu Problema é Nosso

Contêineres de lixo impedem acesso a vagas preferenciais em Porto Alegre

Os espaços ocupados pelas lixeiras foram flagrados na Avenida José Bonifácio, no bairro Farroupilha

02/10/2019 - 09h28min

Atualizada em: 02/10/2019 - 09h42min


Ronaldo Bernardi / Agencia RBS
Local obstruído para PCDs e idosos

Com o trânsito tumultuado da área central de Porto Alegre, principalmente em dias de semana, conseguir um espaço para estacionar é quase sempre um desafio, ainda mais nas vagas preferenciais. Para idosos e pessoas com deficiência (PCDs) que precisarem estacionar na Avenida José Bonifácio, no bairro Farroupilha, é especialmente difícil. Duas das quatro vagas preferenciais da rua, perto dos números 245 e 655, estão ocupadas por contêineres de lixo doméstico. 

LEIA MAIS
Estudo à noite e venda de paçoca nas ruas durante o dia: morador de Alvorada sonha em abrir padaria
Falta de fraldas na farmácia municipal de Gravataí afeta menino com AME
Há mais de um ano, buraco em calçada impossibilita uso de garagem em Viamão

O engenheiro civil aposentado Ylo Hastenpflug, 71 anos, que é PCD, diz que, há mais de três meses, esses coletores estão parados nos espaços de estacionamento reservados para idosos e PCDs. A reportagem esteve no local na semana passada e também flagrou o desrespeito à lei. 

O aposentado explica que tentou entrar em contato com a empresa responsável pela fiscalização para entender como isso aconteceu e por que ainda não foi resolvido. Mas, relata, o contato não foi tão efetivo: 

— Liguei várias vezes para a EPTC desde que colocaram os contêineres lá, e eu sempre recebi a mesma resposta: “Vamos encaminhar ao órgão responsável”. Mas, até agora, nada foi feito. É frustrante. 

Ronaldo Bernardi / Agencia RBS
Contêiner de lixo impede idosos de PCDs de estacionar na vaga

Desrespeito 

Vagas preferenciais de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência são garantidas pelas leis municipais 12.452 e 11.497. Segundo essas leis, quem não cumprir a correta utilização dos espaços assegurados deverá ser penalizado com multa. Porém, nem mesmo a penalidade prevista pela lei conseguiu impedir que os contêineres fossem instalados nos locais. Ylo afirma que se sente desconfortável com a situação: 

— Acho um desrespeito. Se eles, que são órgãos municipais, não respeitam as leis, por que os demais cidadãos precisam respeitar? 

A preferência é lei federal

Além das leis municipais de Porto Alegre, existe a lei federal 10.741, que reserva 5% das vagas nos estacionamentos públicos e privados para idosos. Ela garante também que esses espaços devem ser posicionados para garantir acessibilidade e comodidade. Já a lei 13.146 assegura a obrigatoriedade de vagas para veículos que transportam pessoa com defi ciência com comprometimento de mobilidade. 

Prefeitura aponta culpados 

Em nota, a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) de Porto Alegre informou que os contêineres foram retirados, na tarde desta segunda-feira, dos locais reservados. Esclarece também que as lixeiras foram instaladas nos locais corretos, fora da área restritiva de estacionamento. Porém, a SMSUrb acredita que “tenha havido movimentação clandestina por parte dos flanelinhas para obtenção de vaga para automóvel”. Assim, a prefeitura supõe que os guardadores tornam disponíveis vagas comuns de estacionamento, arrastando os contêineres para vagas especiais. 

A pasta informa ainda que, “sistematicamente, os agentes da EPTC informam ao DMLU a existência de coletores fora do local indicado, e a regularização é feita prontamente”. Mesmo com a fiscalização da EPTC, a secretaria relata que o melhor modo de combater este tipo de situação é com a denúncia dos moradores, por meio do telefone 156. 

Sobre as reclamações do engenheiro Ylo, a SMSUrb garantiu que as três reclamações com protocolo foram atendidas no mesmo dia, mas, pouco tempo depois, os contêineres foram novamente deslocados. 

Produção: Thayná Souza 

Leia outras notícias da seção Seu Problema é Nosso   



MAIS SOBRE

Últimas Notícias