Cris Silva: "Tchau, fraldinha!" - Notícias

Vers?o mobile

 
 

Lá em Casa20/10/2019 | 15h30Atualizada em 20/10/2019 | 15h30

Cris Silva: "Tchau, fraldinha!"

Colunista escreve sobre maternidade e família todas as sextas-feiras

Cris Silva: "Tchau, fraldinha!" Foto: Arte DG/
Cris no DG Foto: Foto: Arte DG

A coluna de hoje é para a Mari Anne, aqui de Porto Alegre, e para todos os pais que estão enfrentando o momento do desfralde dos filhotes. Recebi o pedido abaixo e fui atrás para ajudar e, claro, aprender o que fazer porque, em breve, vou entrar nessa fase com meu filho. Disse a Mari Anne:

– Olá! Gostaria muito que você fizesse uma matéria que fale como tirar a fralda. Meu filho tem três anos e não quer, de jeito nenhum, tirar a fralda. Já tentei de várias formas, prometi tanta coisa! Dei cuecas de personagens, pinico com música, assento para o vaso... Olha, não sei mais o que faço! Se vocês puderem me ajudar, eu agradeço.

Leia outras colunas de Cris Silva

Conversei com a Mariana Zanotto Alves, que é coach de famílias e especialista em cuidados com recém-nascido. Ela me passou dicas que podem ajudar (e muito) durante esse período tão importante. 

Vamos lá!

*** JBotega - Meu filho ***Bebê usando fraldas.
É preciso preparar a criança...Foto: Jefferson Botega / Agencia RBS

Preparando o terreno
/// Converse com a criança sobre o que irá acontecer nos próximos dias. Explique que, dentro de alguns dias, ela não vai mais precisar usar a fralda e que isso será muito legal.

Banheiro
/// É lá onde fazemos as necessidades. Torna-se importante começar a limpar os “acidentes” dentro do banheiro. Quando a fralda/calça estiver cheia de cocô, faça a criança colocar o cocô dentro da privada e dar descarga.

Um tempinho de reflexão
/// Incentive a criança a ficar sentada no pinico ou privada de roupa, para que ela aprenda a se sentar por um período nesses locais. Tenha em mãos livros, brinquedos ou outras atividades para entreter a criança. Não force-a a ficar sentada.

Água, a melhor amiga
/// Lembre-se de sempre fazer a criança lavar as mãos depois de sair do banheiro. Criar esse hábito desde cedo torna a tarefa automática.

Brincadeiras de banheiro
/// Não pergunte para a criança se ela quer ir ao banheiro, simplesmente vá até lá e a chame para brincar com você no cômodo.

Hora do xixi
/// Assim que a criança acordar, leve-a ao banheiro. Fale para tirar a fralda sozinha, puxando as fitinhas laterais, e sente o pequeno na privada. É sempre uma boa ideia fazer as outras atividades matinais enquanto ela está sentada no vaso (como escovar os dentes, pentear o cabelo etc.).

Seja sincero
/// Sempre que possível, explique o que vai acontecer e o que você espera da criança. Não tente explicar enquanto as coisas já estão em andamento.

*** D. Marenco - Meu Filho 2 ***Matéria para o caderno Meu Filho sobre o momento ideal para os pais retirarem ss fraldas das crianças.- Giovana Fleury, 1 ano e 9 meses.
... para que ela aceite a mudançaFoto: Daniel Marenco / Agencia RBS

Por aqui, esse processo deve começar no verão, quando o Teteu completa dois anos. Espero ter ajudado! Depois, me contem como foi por aí!


Pérolas da criançada

– Pietro, temos que comprar uma lembrancinha de Dia dos Professores para seu professor. O que será que ele gosta? – pergunta a mãe, ao que o menino responde:
– Ah, mãe, sei lá, acho que de silêncio!
Pietro, 10 anos

– Mamãe, olha aquele cachorrinho abandonado... Tadinho! Acho que ele precisa de uma menina de quatro anos.
Maitê, quatro anos


 
 
 
 
 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros