Notícias



Coluna da Maga

Magali Moraes e o verbo do momento: encaminhar

Colunista escreve às segundas, quartas e sextas-feiras no Diário Gaúcho

28/10/2019 - 10h00min


Fernando Gomes / Agencia RBS
Magali Moraes

Não são apenas as pessoas que mudam com o passar do tempo. Palavras ganham outro significado, expressões perdem a validade, gírias surgem do nada e parece que sempre existiram. Isso é normal porque os comportamentos também mudam. Tenho prestado atenção no verbo encaminhar. Antigamente ele significava algo sério. Se encaminhavam alguém pro médico, era doença grave. Havia a formalidade de encaminhar uma documentação. Eu já fui encaminhada pro SOE (Serviço de Orientação Educacional) no colégio, e não foi legal. 

Hoje em dia, o que a gente mais faz é encaminhar bobagens: áudios engraçados, fake news, vídeos de gatinhos. E encaminhamos muito o quê? Figurinhas no WhatsApp! Quarta passada, naquele fiasco que foi o jogo do Grêmio, eu renovei meu estoque de figurinhas salvando as que apareciam freneticamente nos meus grupos do Whats. E olha que nem ligo pra futebol. Até encaminhei algumas pra cornetear meu irmão gremista, mas ele não respondeu. 

Leia mais colunas da Maga 

Setinha

Nem gripe espalha tão rápido quanto o verbo encaminhar. Você acha que tô louca? Observe as conversas no Whats. Só dá mensagem encaminhada. Cada vez que aparece uma setinha junto com as imagens de bom dia (e tudo mais) é porque alguém usou o verbo encaminhar. Você deve usar bastante também. Salvar é outro verbo que, no passado, era usado apenas em situações nobres. Salvar uma vida. Salvar o casamento. Salvar a humanidade. Agora a gente salva qualquer porcaria e nem olha depois.  

E tem os verbos inventados que acabam ganhando força no boca a boca, entrando pra linguagem informal. Quer um exemplo? Tretar. Você ainda vai usar esse verbo que é a cara do Brasil. Em algum momento, todos nós tretamos. Especialmente em Brasília, eles tretam muito. Vem da gíria treta, que significa confusão, rolo, algo que não é bem explicado (e é melhor nem perguntar). Vou seguir observando palavras e verbos, tá? Quando eu achar outras curiosidades, pode deixar que encaminho pra você.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias