Notícias



Coluna da Maga

Magali Moraes: Horário de Verão, que saudade

Colunista escreve às segundas, quartas e sextas-feiras no Diário Gaúcho

15/10/2019 - 15h11min


Fernando Gomes / Agencia RBS
Magali Moraes

Metade de outubro! Já passou o Dia das Crianças e o meu aniversário. Só não passou essa vontade de abraçar o Horário de Verão. Saudade é que chama? Como a esperança é a última que morre, ainda tenho a ilusão de que a qualquer hora vai entrar um plantão de notícias, e o pessoal de Brasília dirá que repensou. Lembrou de como o povo brasileiro gosta de curtir o sol e voltou atrás. "Podem ajustar o relógio que o queridão do Horário de Verão está chegando".

Acorda, guria. Aliás, tenho acordado cada vez mais cedo. A luz que vem da sala invade o quarto. É que o dia já está bem claro às 5 da matina. Eu vejo toda aquela luz e acho que dormi demais, que não ouvi o despertador e tô atrasada! Sempre esqueço de fechar as cortinas e as portas. Se fosse Horário de Verão, tudo faria sentido. Na saída do trabalho, dá a sensação contrária: como já escureceu às 19h (e deveria estar claro por causa da mudança de horário), parece que fiz hora extra e é muito tarde.

Leia mais colunas da Maga 

Nostálgica

Mas tem gente faceira, que eu sei. A turma que nunca gostou do Horário de Verão. Tadinho! Ano passado recebi uns e-mails furiosos porque falei bem dele. Por favor, me deixem adorar o Horário de Verão e ser nostálgica. Ele me dava incentivo pra aproveitar mais o dia. Eu poderia até ver o pôr do sol durante a semana, se quisesse. Sair pra caminhar depois do trabalho. Encontrar as amigas num lugar com mesinhas fofas na rua. Ou apenas ter um par de horas livres pra curtir.

Pois é, não vai rolar. Definitivamente. Sem Horário de Verão. Sem sábados que escurecem às nove da noite na praia, e empurram a janta pra mais tarde. Sem uma esticadinha de luz solar no final do dia. O jeito é fechar a porta do quarto pra ver se eu não acordo tão cedo. O problema é que os passarinhos estão madrugando cada vez mais pra fazer suas cantorias nos primeiros raios de sol. E como cantam! Saudade de ti, Horário de Verão. Essa coluna é tua, assim como o meu coração. Nos vemos um dia.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias