Notícias



Coluna da Maga

Magali Moraes: quando o forno vira armário

Colunista escreve às segundas, quartas e sextas-feiras no Diário Gaúcho

23/10/2019 - 10h00min


Fernando Gomes / Agencia RBS
Magali Moraes

Com licença! Eu queria dar uma espiadinha no forno da sua casa. Mas fora do horário de almoço ou janta. Quer dizer, nem precisa. Aposto que o seu forno é igual ao meu. A gente abre a porta dele como se fosse mais uma porta de armário da cozinha, e guarda tudo que der lá dentro. Ah se tivesse só pão assando. Falando nisso, forno é o endereço oficial do pão dormido. Também é perfeito pra guardar aquelas formas de pizza que não cabem em nenhum lugar. Empilha uma dentro da outra, que dá. 

Forno é um bom esconderijo de ovinhos e caixas de bombom na época da Páscoa. No calor do verão, ele pode ser um local seguro pra guardar chocolate a salvo das formigas. Outro uso que já testei e recomendo é esconder lá dentro as guloseimas que tiram o foco da dieta. Melhor nem ter esses perigos em casa, né? E quem decide fechar a boca oficialmente na segunda-feira, mas sobrou doce do fíndi? Tira da frente. Enfia no forno: o que os olhos não veem talvez o estômago não sinta. 

Leia mais colunas da Maga 

Tralhas

Não é só cozinha pequena. Os espaços pra morar estão cada vez menores, e a gente acumula mais tralhas do que precisa. O que dizer de quem transforma a churrasqueira em depósito? É quase uma ofensa pra gauchada. Mas entendo. Realmente é um baita espaço livre, caso ninguém da casa se anime a pilotar os espetos. Dá pra guardar muito mais coisas do que no forno. Todas as panelas, caixas, papelada… opa! Melhor deixar a churrasqueira liberada pra receber um belo vazio. 

Já que o forno acaba virando armário, tomara que não dê preguiça de usar ele. Quando tem bolo assando, a casa inteira fica cheirosa. Eu, que não sou muito chegada em fogão, adoro a praticidade dos pratos únicos feitos no forno. Lasanha, pastelão, carne ou peixe com batata e pimentão. E só uma fôrma pra lavar depois. Hoje é dia de receita do leitor aqui no DG. Será que é algo pra fazer no forno? Se for, abre espaço. Só cuida pra ver se não ficou um chocolate bem escondido lá dentro.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias