Notícias



Inspiração

Melissa mais sete: livro reúne histórias de gaúchas na luta contra o câncer de mama

Verba arrecadada com a comercialização de "Lenços da Esperança" será destinada à associação que atende pacientes em tratamento do tumor em São Leopoldo

23/10/2019 - 07h43min


Tiago Boff
Tiago Boff
Enviar E-mail
Mateus Bruxel / Agencia RBS
Melissa Portal, 33 anos, e outras sete mulheres contam suas histórias de vida na obra escrita por Igor Bueno

Com um lenço de tecido fino rosa no pescoço, Melissa Portal, 33 anos, conta sua história de luta contra o câncer de mama. Com um sorriso que surpreende quem desconhece sua força de vontade de viver, revela uma inesperada frustração sobre a volta do tumor.

— Não vou perder o cabelo dessa vez. Eu adorei ficar careca, foi uma festa em casa — afirma, enquanto explica que o bom humor foi a maneira encontrada para manter a qualidade de vida do marido e da filha, que, à época do primeiro tratamento, em 2016, tinha menos de um ano de idade. Atualmente, as sessões de quimioterapia são mais brandas, e por isso ela não perderá o cabelo.

A trajetória de Melissa, que tentava esconder da família a angústia da doença ao brincar com a cabeça descoberta, está no livro Lenços da Esperança (edição independente), que reúne ainda relatos de outras sete mulheres que enfrentam ou já venceram o tratamento. A obra foi escrita por Igor Bueno. Ele colheu os depoimentos e os reuniu em 96 páginas, disponível ao público a partir do fim do mês de outubro pelas redes sociais do projeto.

Toda a verba da comercialização será destinada à Associação Força Rosa, que atende mais de 50 mulheres em São Leopoldo, no Vale do Sinos. Com psiquiatras, fisioterapeutas, terapeutas sexuais, professores de dança e de artesanato, entre outros, a associação quer passar a ajudar também quem não tem acesso a tratamento médico. Como exemplo do alto custo, Melissa afirma que as sessões de quimioterapia às quais será submetida custarão R$ 48 mil. O sonho de transformar sua luta e de outras mulheres em livro surgiu de um sonho.

— Ela me ligou e disse que tinha sonhado que autografava um livro. Encarei como uma missão e falei: "Vamos fazer". Acordei um amigo que é escritor independente e, agora, o sonho está virando realidade — define Estelamáris Bernardes, 53 anos, amiga e "fada madrinha" de Melissa.

O nome da publicação, destaca Estelamáris, tem referência na beleza do lenço, usado na cabeça ou no pescoço, e "não para secar as lágrimas de choro", como já foi questionado. Colocada no formato de livro pela amiga Ana Carolina Rodrigues, a publicação terá 2 mil exemplares e será bancada por financiamento coletivo, que angaria recursos neste site.

Em dois meses de entrevistas, o livro tem histórias de superação de mulheres que têm entre 30 e quase 80 anos. Como o relato de Carla Daudt, 52 anos: "Câncer não é o fim. É esperança, o começo de uma luta". E o de Santina Viegas, 78 anos, que perdeu o marido e passou a encarar os problemas cotidianos de outra forma: "O câncer me ensinou a valorizar a vida. Muitas vezes, temos tudo e não sabemos valorizar".

Na mesma cirurgia em que seus seios foram retirados, Melissa recebeu próteses de silicone. As marcas da operação no peito são ignoradas.

— Nunca tive problema com a cicatriz. Meu marido também encara muito bem. Pra mim, o importante é eu estar viva. Mas há mulheres que não ficam peladas na frente do companheiro — cita, ao lembrar da mãe e da avó, que morreram vítimas do mesmo tumor.

Mateus Bruxel / Agencia RBS
Melissa conta que nunca teve problema com a cicatriz após cirurgia para retirada dos seios

Histórias

Em Lenços da Esperança, profissionais da área buscam desmistificar o tratamento e informar as formas de diagnóstico preventivo. Com frases do tipo "câncer não pega", mulheres em fase de quimioterapia contam situações de preconceito vividas no dia a dia. O impacto da doença em familiares também é presente nas páginas do livro: "Perdi minha esposa para o câncer quando ela tinha 29 anos e, com a Melissa, sempre estivemos atentos. Quando ela me disse "cuida da minha filha?", e me abraçou, foi muito impactante", diz Gilberto Portal, 60 anos.

A partir de segunda-feira (7), uma exposição do fotógrafo Fábio Pilger mostrará retratos das tantas personagens do livro. A mostra ficará na Câmara de Vereadores de Porto Alegre até o dia 15 de outubro.

Estelamáris, a "fada madrinha" que idealizou o projeto resume o livro:

— É incrível ler os relatos e sentir o que essas mulheres passaram. É a história como ela é.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias