Notícias



Receita do Leitor

Mousse de sagu da Beatriz: aprenda a preparar uma sobremesa leve à base de leite

A leitora Beatriz de Oliveira, de Viamão, ensina a preparar uma sobremesa leve e que pode ser feita sem lactose

23/10/2019 - 11h50min

Atualizada em: 23/10/2019 - 11h52min


Lauro Alves / Agencia RBS
Doce fica com uma textura de sorvete

Moradora de Viamão, a auxiliar de serviços gerais aposentada Beatriz de Oliveira, 72 anos, conta como preparar uma sobremesa que encantou o paladar da família e de amigos: o mousse de sagu. 

LEIA MAIS
Batata recheada com carne ao molho branco do Dejair: aprenda a fazer um prato rápido para o almoço ou jantar
Dia Nacional da Sobremesa: aprenda como fazer a Delícia de Goiabada da Loreni
Torta de pão dormido com atum do Flávio: aprenda como preparar um lanche rápido 

— Esse doce é diferente. Todo mundo come sagu com vinho, e esse é feito à base de leite. Não vai nem um pacote de sagu, pois uso apenas oito colheres de sopa do ingrediente —explica Beatriz. 

Pote grande 

Com três filhos adultos e cinco netos, Beatriz adora ter a casa cheia. Além da mesa da cozinha, que é larga e comprida, o pote do doce também é grande, porque os convidados adoram comer e repetir. Segundo ela, a receita foi aprendida com uma prima. Hoje, Beatriz faz uma versão com ingredientes zero lactose: 

— Tenho familiares intolerantes, mas nem por isso ficam sem comer o doce. Eu faço sem lactose para eles. 

No trabalho, anos atrás, o prato também fazia sucesso: 

— Eu trabalhava em uma escola e fiz o mousse uma vez, para uma reunião. Para quê? Depois desse dia, tive que levar diversas vezes. Teve um dos professores que mandou a receita para fora do Brasil, de tanto que gostou. 

MEU SEGREDINHO
Beatriz gosta que seus panos de prato fi quem bem brancos após a lavagem. Para isso, ela conta um costume que tem:
— Água sanitária sempre amarela os panos. Por isso, eu coloco duas colheres de álcool com sabão junto com um pouquinho de água sanitária. O resultado da lavagem são os panos bem branquinhos. 

MOUSSE DE SAGU

Lauro Alves / Agencia RBS

INGREDIENTES
/// 8 colheres (sopa) de sagu
/// 5 ovos
/// 1 litro e 200ml de leite
/// 1 caixa de leite condensado (395g)
/// 5 colheres ( sopa) de açúcar

MODO DE PREPARO

/// Coloque o sagu de molho em 200ml de leite. Deixe reservado, em temperatura ambiente, por 30 minutos, até o sagu inchar. 

Lauro Alves / Agencia RBS

/// Separe as gemas das claras. Bata as claras até o ponto de neve. Depois, acrescente o açúcar e bata mais uma vez. Reserve. 

Lauro Alves / Agencia RBS

/// Em um recipiente, misture o leite condensado com as gemas. Se preferir, passe as gemas por um coador para que o doce não fi que com gosto forte de ovos. Após misturar, reserve. 

/// Em uma panela, coloque o sagu inchado (hidratado) no leite com mais um litro de leite. Leve ao fogo. Após levantar fervura, deixe por 20 minutos. Em seguida, acrescente o leite condensado misturado com a gemas. Deixe ferver por mais 10 minutos. 

/// Quando alcançar uma textura mais cremosa, desligue o fogo e misture as claras em neve. Coloque o doce em um prato e leve à geladeira por duas horas. 

CUSTO: R$ 15
RENDIMENTO: 30 porções em pratinhos de sobremesa
TEMPO DE PREPARO: 3 horas

PARTICIPE, NOS ENVIE SUA RECEITA!
/// Quem pode participar? Todos os leitores que tiverem uma receita deliciosa para compartilhar com o DG. 
/// O que é preciso enviar? Mande sua receita, descrita com quantidade e tipos de ingredientes e modo de preparo, além do seu nome completo, endereço e telefone, para que possamos ligar de volta para você. 
/// Para onde e como eu envio? Você pode usar três canais de atendimento para enviar sua receita. São eles: o WhatsApp do DG, pelo telefone (51) 99759-5693, o e-mail atendimento@diariogaucho.com.br e o nosso endereço (para envio de carta): Avenida Ipiranga, 1.075, bairro Azenha, Porto Alegre/RS. O CEP é 90169-900. 

Produção: Caroline Tidra 

Confira outras receitas da seção Receita do Leitor



MAIS SOBRE

Últimas Notícias