Notícias



Porto Alegre

Museu de rua que começou na Ilha da Pintada expandirá para outras três ilhas

Projeto iniciado há mais de três anos avançará para outras localidades e deve ser inaugurado mês que vem

14/10/2019 - 05h00min


Jéssica Britto
jessica.britto@diariogaucho.com.br
Enviar E-mail


Mateus Bruxel / Agencia RBS
Teresinha: "Porto Alegre está de costas para nós, mas nós estamos de frente para ela"

Criado há pouco mais de três anos e meio, o Museu das Ilhas, localizado na Ilha da Pintada, no bairro Arquipélago, chegará a outras ilhas de Porto Alegre. O museu comunitário ou museu de rua, como também é chamado, levou para pontos importantes da Pintada, em 2016, painéis com informações históricas do local. O mesmo ocorrrá nas Ilhas dos Marinheiros, do Pavão e das Flores.  Ao todo, serão 40 pôsteres espalhados retratando fatos e endereços históricos da região.

A previsão dos organizadores é que o lançamento ocorra entre os dias 25 a 27 de novembro, durante a realização do Arquipélago Consciente, evento organizado pelo Centro de Relações Institucionais e Participativas (Crip) Região Ilhas. 

A expansão está sendo possível graças à união de vários colaboradores, entre eles, os Irmãos Maristas e o Governo dos Açores. Segundo a presidente do museu, Teresinha Carvalho da Silva, para finalização dos painéis a entidade ainda precisa de cerca de R$ 2 mil para pagamento do designer gráfico. A ideia é criar um roteiro específico que passe de ilha em ilha com ajuda de um transporte alternativo.

 Leia mais
Alunos e moradores da Ilha da Pintada finalizam projeto cultural com apresentação de peça em escola
Projeto que recicla materiais escolares usados precisa de doações, em Porto Alegre Ilha da Pintada será o primeiro bairro de Porto Alegre a ter um museu de rua com exposição permanente 

— Esse transporte nós não temos e ele precisaria de autorização para passar pela rodovia. Nós ganhamos um carretão para andar por dentro da Ilha, mas precisaríamos de um trator para puxá-lo. Além disso, temos um projeto pronto de sinalização que mostre o caminho até aqui, que também requer apoio — explica. 

Cada ilha deverá organizar, futuramente, pequenos nichos de mercado, na área da gastronomia e do artesanato, para oferecer possibilidades de geração de renda familiar.

Missão

Funcionando junto ao CTG Madrugada Campeira, a sede do museu guarda desde a fundação relíquias e memórias de moradores da região, a maior parte, descendente de açorianos. Recentemente, por exemplo, recebeu da família Leal, uma peça confeccionada por Aurora Azevedo Leal, em crochê, datado de aproximadamente 1905. 

À frente do projeto do museu desde concepção até hoje, a professora aposentada Teresinha conta que a criação desse roteiro turístico, que ainda depende de apoio para sair do papel, é a realização de um sonho.

— Eu vim para cá nos anos 80 e não consegui sair mais. É uma missão pessoal terminar esse roteiro, pois quero ver esse local como um cartão histórico de Porto Alegre. Porto Alegre está de costas para nós, mas nós estamos de frente para ela — enfatiza a presidente.    

Mapa virtual para facilitar passeios

Mateus Bruxel / Agencia RBS
Ferramenta foi criada por alunos do projeto Jovem Aprendiz

Outra novidade que está sendo trazida pelo Museu das Ilhas foi concebido por alunos do curso de Turismo Ecológico, ligados ao Programa Jovem Aprendiz do Polo Marista. O grupo desenvolveu um mapa virtual do roteiro turístico da Ilha da Pintada com a localização exata dos 27 painéis já disponíveis, incluindo endereço, informações do ponto, fotos e, em alguns casos, vídeos. 

O link já disponível no Facebook do Museu das Ilhas (facebook.com/Museu-das-Ilhas-9782062 32226945/) para quem quiser acessar. 

Segundo o instrutor voluntário Sérgio Augusto Volkmer, que orientou o projeto, o mapa é resultado prático do curso e foi criado em uma plataforma open source (software de utilização livre), com possibilidade de virar um aplicativo.

— Ele vai ajudar na localização dos turistas e a trazer mais pessoas para aqui. Às vezes as pessoas têm uma visão daqui e não sabem que é um lugar legal de conhecer — destaca a estudante Maria Eduarda Silva, de 18 anos, uma das integrantes do projeto.  

Museu das Ilhas

/// O museu fica junto ao CTG Madrugada Campeira, na Rua Dr. Salomão Pires Abrahão, 160
/// As visitas ocorrem por meio de agendamento
/// Telefone para contato (51) 99770-6633
/// E-mail: museudasilhaspoa@gmail.com
/// Facebook (facebook.com/Museu-das-Ilhas-978206232226945/)

Leia outras notícias do Diário Gaúcho


MAIS SOBRE

Últimas Notícias