Notícias



Tragédia

"O projeto dele era cuidar da família", diz irmão de vítima de raio em Gravataí

O operador de máquina Valdenir Massaia, 27 anos, jogava futebol quando foi atingido por descarga elétrica neste domingo

27/10/2019 - 22h25min

Atualizada em: 27/10/2019 - 22h26min


Juliana Bublitz
Juliana Bublitz
Enviar E-mail
Paulo Egídio
Paulo Egídio
Enviar E-mail
Arquivo pessoal / Divulgação
Valdenir Massaia era pai de uma menina que fará um ano no mês que vem

Vítima de um raio na manhã deste domingo (27), em Gravataí, o operador de máquina Valdenir Massaia, 27 anos, não abria mão do futebol dos finais de semana e era um apaixonado pela família. Magrão, como era conhecido, não resistiu à descarga elétrica que atingiu 15 pessoas no início de uma partida amistosa entre dois times amadores, na  Arena Oriçó Sport Center,  no bairro Rincão da Madalena.

Ele jogava como zagueiro pelo Clube Atlético Rosário Central, de Gravataí, contra o Viamonense Ser Tarumã, de Viamão.  

 — Por volta das 9h20min, começou uma garoa. Depois, a chuva ficou um pouco mais forte. Mas não tinha relâmpagos, trovões e muito menos raios — conta Luiz Henrique Ferreira, um dos atletas amadores que prestou os primeiros socorros. 

Leia outras notícias do Diário Gaúcho 

Segundo Ferreira, as pessoas que estavam no campo foram surpreendidas por um estrondo e um clarão:

— O pessoal ficou meio zonzo. Quando todo mundo conseguiu abrir os olhos, tinha diversas pessoas caídas no chão. Alguns conseguiram levantar e sair do campo. Dois ficaram no chão. Um deles era o colega que acabou vindo a óbito. No outro jogador, conseguiram fazer a reanimação.

Leia também
"A impressão era que todos tinham morrido", diz homem que viu queda de raio em campo de futebol de Gravataí

Consultada por GaúchaZH, a Rede Integrada Nacional de Detecção de Descargas Atmosféricas (Rindat) informou ter captado, entre 9h e 10h deste domingo, apenas 10 raios no município. Depois disso, entre 10h e 10h30min, não houve novas detecções na área. Raios de baixa intensidade, segundo a Rindat, podem ter ocorrido e não ter sido detectados devido à distancia em relação à rede de sensores. Ainda assim, conforme o órgão, esse tipo de descarga "tem capacidade de causar ferimentos ou mortes em incidência direta".

 Integrante da direção do Clube Atlético Rosário Central, Anderson Hends estava na beira do campo quando ocorreu o incidente: 

 — Foi uma coisa muito rápida, difícil de explicar. Eu estava só olhando e (quando caí) a impressão que tive era de que o menino do meu lado tinha me derrubado. Quando me levanto, está aquela situação difícil de escrever: nossos colegas deitados de bruços. A impressão era que todos tinham morrido. 

Os feridos, incluindo uma criança de oito anos, começaram a chegar ao Hospital Dom João Becker por volta das 10h15min. Parte dos atingidos, entre eles Magrão, foi levada em carros particulares e outros em ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Com sinais de queimadura no tronco e nas pernas, Magrão não resistiu.

Caçula da família, ele atuava na empresa Prometeon, fabricante de pneus para veículos pesados, como caminhões e tratores, em Gravataí. Conforme o irmão da vítima, Valdair Massaia, 35 anos, Magrão era casado desde 2015 e pai de uma menina que completará um ano em novembro. Era dedicado e muito ligado à filha. Abalado, Valdair preferiu não divulgar os nomes da mulher e da bebê, de quem é padrinho.

— Ele era um cara divertido, brincalhão, sempre de bem com a vida. O projeto dele era cuidar da família. Gostava de jogar bola nos finais de semana. Essa era a diversão dele. Tinha trabalhado a noite inteira no sábado. Descansou um pouco e foi para o campo no domingo de manhã. Era um amistoso da gurizada. Infelizmente, perdi metade do meu coração — lamenta Valdair.

Natural de Gravataí, Magrão chegou a morar por cerca de cinco anos em Porto Mauá, no noroeste do Estado, onde vive sua mãe – lá, estudou na Escola Estadual de Ensino Médio Almirante Tamandaré. Há cerca de cinco anos, de acordo com Valdair, decidiu voltar para o município da Região Metropolitana. Além de gostar de futebol, "honrava a tradição gaúcha". 

— Não frequentava CTG, mas gostava de se pilchar — recorda Valdair.

O velório terá início, de acordo com o irmão da vítima, a partir das 5h desta segunda-feira (28) no Cemitério Parque Jardim Celestial, no bairro Rincão da Madalena, em Gravataí, onde também ocorrerá o enterro.  

Por meio de nota, divulgada no Facebook, a Liga Viamonense de Futebol Amador, declarou estar "consternada com informação que um raio atingiu campo de futebol em Gravataí, onde jogava um amistoso o time Viamonense Ser Tarumã e Rosário Central". A liga desejou "melhoras a todos que estão hospitalizados e sentimentos à família". 

 Conforme a assessoria do Hospital Dom João Becker, dos 14 sobreviventes, apenas um seguia em observação no fim da tarde deste domingo, com quadro estável.  

Últimas Notícias