Notícias



Situação precária

Além de muro com rachaduras e esgoto, escola de Porto Alegre é interditada por vazamento de gás

Cerca de 500 alunos não foram às aulas nesta sexta, e pais relatam temor com estrutura. Prefeitura garante segurança do prédio

29/11/2019 - 21h24min


Vitor Rosa
Vitor Rosa
Enviar E-mail
Vitor Rosa / Agência RBS
Muro da escola tem rachadoras e esgoto escorrendo

A cozinha e o refeitório da Escola Municipal América, no bairro São José, em Porto Alegre, foram interditados durante uma vistoria feita pela Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros na quinta-feira (28). O motivo é um vazamento de gás, que colocaria em risco os alunos. O isolamento das áreas é mais um problema para a instituição que chegou, nesta sexta (29), ao terceiro dia sem aulas em meio a reclamações por causa da infraestrutura.  

Os problemas no gás foram detectados pelas autoridades que estavam na escola para verificar a situação do muro que tem rachaduras e esgoto correndo. O conserto dos vazamentos já foi providenciado pela direção, que ainda diz que poderia receber os alunos nas salas, mas sem merenda. Os estudantes, no entanto, não apareceram.

Leia mais
Pais e alunos bloqueiam portão de escola na Capital na qual esgoto verte de rachaduras
Problemas na estrutura de escola da Capital atrapalham as aulas
Alunos têm aulas em CTG, salão de festas e até mesmo em refeitório

O muro com problemas divide a escola, que fica em um nível mais alto, de outras residências. O temor é que ele desmorone levando junto terra e atingindo as casas. A Secretaria Municipal de Educação (Smed), por meio de um engenheiro, garantiu que não há risco de queda e apresentou um atestado. No entanto, pais e responsáveis de alunos querem um laudo completo atestando a segurança da estrutura. 

— Com essa relação de vazamento de gás e sem ter um laudo de que o colégio tá seguro, não vou mandar meus filhos. Como vou trabalhar com a cabeça descansada sem saber que meu filho está seguro? É um absurdo isso. O atestado não comprova toda a segurança do muro — disse Deize Claas Vieira, 24, mãe de gêmeos na escola. 

Houve protestos em frente à escola por três dias seguidos. Na quarta (27), mães, com um a faixa escrita "conter barranco, manter a vida", bloquearam a entrada da instituição.

Vitor Rosa / Agência RBS
Pais protestaram na escola pedindo segurança

Com os alunos sem ir nas aulas, a escola América não participou da segunda etapa da Prova Porto Alegre, que avalia alunos do 5º e do 9º ano para ver o impacto das estratégias desenvolvidas pela Secretaria da Educação. Em nota, a Smed disse que abrirá uma sindicância para "apurar as responsabilidades da não realização da prova". 

A pasta também disse que contratou uma empresa para a demolição da estrutura existente, instalação de rede de esgoto cloacal e dreno junto ao muro da escola América, entre outros serviços. 

Confira a nota na íntegra:

A Secretaria Municipal de Educação (Smed) contratou a empresa SNV Construtora para a realização de demolição da estrutura existente, instalação de rede de esgoto cloacal e dreno junto ao muro da Emef América, entre outros serviços. O processo de contratação foi iniciado no início de novembro e seguiu os trâmites exigidos pelo serviço público, e a empresa já iniciou a execução. De acordo com o setor de Obras da secretaria, não há risco de colapso do muro. A manutenção da rede de gás da escola é de responsabilidade da direção desta, que deve aplicar os repasses recebidos da mantenedora também neste tipo de serviço – estes recursos aumentaram 100% nesta gestão, mesmo com queda no número de alunos da escola.

A Smed irá abrir sindicância para apurar as responsabilidades sobre a não realização da Prova Porto Alegre, que deveria ter sido aplicada na última quinta-feira, 28.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias