Notícias



TRANSPORTE COLETIVO

Após 35 anos, tarifa operária é extinta em Alvorada

Decisão final do STF foi deliberada no início deste mês e, desde segunda-feira, passagem com desconto deixou de existir no município

26/11/2019 - 05h00min


Jéssica Britto
Enviar E-mail
Ronaldo Bernardi / Agencia RBS
Ação movida pela VAL tramitou durante 13 anos

Nesta segunda-feira (25), após 35 anos, a tarifa operária, que dava 50% de desconto aos usuários dos ônibus da Viação Alvorada – VAL, em Alvorada, que utilizavam as linhas entre 6h e 7h e 18h e 19h, em dias úteis, deixou de existir. 

Leia mais
Para reduzir atrasos nos ônibus, Cachoeirinha tem alteração em linhas municipais
Em 12 meses, seis linhas de ônibus são desativadas em Porto Alegre
Prometidos para outubro, ônibus novos da Carris ficam para fevereiro

A extinção é resultado de uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que julgou inconstitucional a tarifa diferenciada. Desta forma, quem antes pagava R$ 2,35 de tarifa operária, passou a pagar o valor integral de R$ 4,70.

Conforme o secretário municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, Sérgio Coutinho, a ação foi movida pela VAL em 2006 e tramitou por 13 anos. A decisão final só saiu no dia 7 de novembro deste ano. 

– A empresa entendeu que a lei, de 1984, tinha vício de origem, pois ela havia partido do Legislativo e sido, posteriormente, sancionada pelo então prefeito (Léo Barcellos). Em agosto de 2006, a empresa entrou com o recurso pedindo a suspensão da lei que previa isenção para idosos, pessoas com deficiência e operários – explicou.

No entanto, em setembro de 2006, a legislação municipal que instituiu e regulamentou o passe livre para idosos e deficientes nos ônibus das linhas municipais foi alterada.

– Agora, o STF confirmou a inconstitucionalidade das três isenções referentes à lei de 1984, porém, como a lei já havia sido alterada para idosos e pessoas com deficiência, nada muda. Mas acaba com a tarifa operária – completa o secretário.  

Baixo impacto

Coutinho acredita que o impacto entre a população não será tão grande, pois a lei era de um período em que ainda não existia o vale-transporte. Hoje, muitos têm o vale bancado pelos empregadores.

– Neste caso, quem está sendo beneficiada é a empresa, mas grande parte dos usuários utiliza o vale-transporte. Acredito que Alvorada era o único município da Região Metropolitana que ainda mantinha esse tipo de tarifa.

Leia mais
Atividades seguem paradas em parte dos Centros da Juventude
Moradores de Alvorada são notificados para realizar ligações de esgoto
Falta de segurança para pedestres em ponte que liga Porto Alegre a Alvorada

O secretário aponta, segundo dados da empresa, que cerca de 18 mil passagens eram contabilizadas por mês nesta modalidade de desconto.

Estranhamento e confusão

À decisão monocrática do STF, expedida pelo ministro Luiz Fux, não cabe mais recursos. Para os moradores da cidade, a mudança ainda gera estranhamento e confusão. Na manhã de ontem, Franciele Vasques, de 28 anos, moradora do bairro Formoza, aguardava o ônibus e não sabia sobre o fim da tarifa. 

O auxiliar de produção Régis Soares, 38 anos, também não. O irmão dele, Dionatan, 32 anos, havia lido sobre o assunto na internet, durante o fim de semana.

– Isso vai ser ruim, pois as empresas só pagam por uma passagem. Agora, vamos ter que ver (com a empresa) como ficará – destacam os irmãos, moradores do bairro Maria Regina. 

Ronaldo Bernardi / Agencia RBS
Maria Cristina Rodrigues

Também moradora do Formoza, a costureira Maria Cristina Rodrigues, 43 anos, conta que ficou sabendo da mudança por meio de uma amiga. 

– Devo usar essa tarifa há mais de 10 anos, mas, hoje, quem paga é a empresa em que trabalho em Porto Alegre. Vou passar isso a eles e ver o que muda – disse.

A mudança foi comunicada via site da empresa. A diretoria da Viação Alvorada, em nota, esclarece que “a ação para exclusão da tarifa operária foi movida em 2006, devido à inconstitucionalidade da Lei que estava em vigor na cidade desde 1984, quando foi aprovada pelo Legislativo e sancionada pelo prefeito da época. Após isso, o processo foi enviado para o STF, que julgou a lei inconstitucional”.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias