Notícias



Coluna da Maga

Magali Moraes e os tipos de espirro

Colunista escreve às segundas, quartas e sextas-feiras no Diário Gaúcho

05/11/2019 - 12h03min


Fernando Gomes / Agencia RBS
Magali Moraes

Sim, eu observo até espirro. É que os meus são poderosos. Quem tem rinite sabe como é. E quem convive com alérgicos, também. Levar susto é tão comum que nem devia mais assustar. Foi trovão? Estourou um transformador? Desculpa, aí. Foi só a gente que espirrou. Aquilo vem com uma força incontrolável, não tem como impedir. Pior é que um espirro de rinite nunca vem sozinho. Às vezes, parece tiroteio. Não somos escandalosos, é o nosso nariz. A gente bem que queria arrancar ele fora.

Ter rinite é nunca saber quando vai espirrar. A rena do nariz vermelho é da nossa turma. Como pode o nariz coçar tanto entre um espirro e outro? Se tem tratamento? Tem que ter paciência, isso sim. Eu só consegui me livrar da rinite quando engravidei. Aquele mundaréu de hormônios deu um jeito na bandida. Mas durou pouco. O que são nove meses pra quem sabe que vai passar o resto da vida espirrando? Haja lencinho de papel na bolsa. E um bom antialérgico em casa. 

Leia mais colunas da Maga 

Expulsar 

Você já reparou no pessoal que tranca o espirro? Que perigo, gente. Não pode fazer bem. Em vez de expulsar os germes pra fora, volta tudo lá pra dentro. Uns sufocam o espirro e só se ouve um barulho baixinho. Outros fazem mais barulho ainda, tentando segurar o rojão. Qual seria o motivo? Vergonha de chamar atenção ou apenas mania? Espirrar num elevador fechado é complicado, sim. Mas o espirro é um reflexo involuntário. Deixa vir, paciência! Que as mãos sejam rápidas pra proteger o nariz.

Quer deixar seu espirro elegante? Diga que você teve uma esternutação. ui pesquisar pra deixar o assunto mais científico. Li que a velocidade de um espirro pode alcançar 160 km/h. Quantos espirros damos ao longo da vida? Se for alguém alérgico, multiplique por 10. O que não descobri é por que a gente fecha os olhos ao espirrar. Tá dirigindo e sente o nariz coçar. Lá vem ele!! Até o corpo sacode, imagina a direção. Tem espirro discretinho, engraçado, barulhento, curto e longo. Qual é o seu?



MAIS SOBRE

Últimas Notícias