Notícias



Região Metropolitana

Motorista transforma ônibus escolar antigo em cinema itinerante em Alvorada

Motorista da prefeitura teve ideia de transformar ônibus sem uso em cinema itinerante. Projeto vai atender escolas municipais e eventos públicos na cidade da Região Metropolitana

28/11/2019 - 05h00min


Alberi Neto
Alberi Neto
Enviar E-mail
Omar Freitas / Agencia RBS
Ônibus foi reformado e virou sala de cinema

A paixão de um motorista da prefeitura de Alvorada, na Região Metropolitana, pelo cinema, levará a sétima arte aos alunos de toda a rede municipal da cidade. Esta ação será possível graças a transformação de um bem público que estava sem uso numa sala de cinema itinerante. 

Leia mais
A turma que sonha em conhecer o zoo de Sapucaia, mas teve dinheiro do passeio levado
Após troca de gestão em Centros da Juventude, atividades seguem paradas unidades
Após 35 anos, tarifa operária é extinta em Alvorada

O projeto, digno do roteiro de um filme, surgiu num anseio que matutava na cabeça de Edison Omar Jacobsen, 49 anos. Motorista da Secretaria Municipal de Educação (Smed), o homem ficou inquieto com a situação de um ônibus escolar do município. O veículo não pôde mais fazer o transporte alunos ao completar seus 15 anos de vida útil. Relegado a uma vaga no estacionamento da Smed, o carro chamou atenção do motorista, que atua na secretaria desde 2009.

— Sempre fui apaixonado por cinema, algo que não temos aqui na cidade. Então, sugeri à secretária fazermos esta transformação no ônibus, já que ele estava abandonado. Pensei na quantidade de crianças da nossa rede municipal que não tem a oportunidade de pagar para ver um filme — recorda Edison, que, inclusive, já escreveu o roteiro de um curta-metragem homenageando o trabalho de professores.

Pesquisa

Com a ideia na cabeça, o servidor público recorreu à internet para encontrar projetos parecidos. Viu uma iniciativa semelhante em São Paulo, onde um micro-ônibus virou cinema. Edison entrou em contato com o município onde o cinema itinerante já existia e trocou figurinhas sobre o que estava planejando:

— O pessoal de lá me contou que o sonho deles era ter um ônibus para fazer isso. Falei que, aqui, nós tínhamos.

Entre o início da empreitada, no ano passado, e a entrega do ônibus, neste mês, foram meses intensos de trabalho. O ônibus teve seu exterior todo restaurado, recebendo uma pintura personalizada. Na parte de dentro, os bancos foram invertidos, já que a tela do cinema fica no fundo do coletivo. O chão foi refeito, para que os assentos fiquem como degraus, impedindo que quem está na frente atrapalhe a vista de quem se senta no assentos seguintes, assim como numa sala de exibições real.

Iluminação de LED e ar-condicionado

Um ar-condicionado também foi instalado no ônibus, assim como um projetor para rodar os filmes e um sistema de som potente. No chão, a iluminação de LED ajuda nos passos dentro do escurinho do cinema itinerante. Quando as luzes se apagam e a tela acende, a sensação é muito semelhante a estar em qualquer outra sala de cinema, com direito ao conforto de um ambiente refrigerado.

Para dar conta de toda a energia necessária para o ônibus funcionar, ele precisa ser ligado a uma fonte externa. O sistema foi idealizado pelo eletricista Jocelito Carmelo da Rocha, 49 anos. Servidor público desde 2009, Jocelito é conhecido na cidade pela alcunha de um personagem bem famoso, sim, no cinema: 

— Só me conhecem aqui como Rambo de Alvorada.

Leia mais
De sumiço de figurino a marmita perdida em acidente de moto, confira os perrengues que a Alvoroço já superou para produzir seus filmes
Perrengues, participações de famosos e pouco orçamento: conheça a Alvoroço, que produz filmes em Alvorada há 11 anos

A trinca de servidores que atuou na linha de frente do cinema itinerante é completada pelo também motorista da Smed Eliezer Ramos Inhaquites, 36 anos. A reforma do ônibus foi custeada com verbas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Foram investidos R$ 52 mil na transformação do coletivo em sala de cinema. 

As exibições serão organizadas junto com o calendário letivo das escolas. A ideia é que ao menos uma instituição seja atendida por mês. Em Alvorada, são 31 escolas municipais. 

Criançada adorou a novidade

A primeira sessão para alunos do Cinebus da Smed contou com a presença de estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Pedro II, do bairro Formoza. Foram 26 crianças escolhidas. Elas também fazem parte do projeto Guarda Mirim, parceria entre a Guarda Municipal e a Smed que proporciona atendimento em turno integral para os jovens, com atividades esportivas e culturais. 

A criançada brilhou os olhos com a novidade. O estudante do 4º ano Arthur Thuel, 10 anos, cravou que o cinema no ônibus é mais interessante que um cinema fixo. A justificativa do menino surpreende:

— Esse aqui é sobre rodas, pode ir para qualquer lugar.

Para Raphaelly Eichner da Silva, nove anos, estudante do 3º ano, a parte mais interessante foi a transformação do coletivo, demonstrada no vídeo que foi exibido aos alunos na sessão.

— Era um ônibus velho e deixaram lindo. Achei muito legal — elogia a pequena. 

O que surpreendeu a estudante do 3º ano Rafaela Carvalho, oito anos, foi a promessa de que as sessões nas escolas vão contar até com pipoca.

— Vai ser igualzinho a um cinema de verdade — pontua Rafaela.

Leia outras notícias do Diário Gaúcho



MAIS SOBRE

Últimas Notícias