Notícias



Sétima Arte

Perrengues, participações de famosos e pouco orçamento: conheça a Alvoroço, que produz filmes em Alvorada há 11 anos

Boa lábia e histórias de amor ao cinema convencem até celebridades globais a apoiarem os projetos capitaneados por Evandro Berlesi

02/11/2019 - 05h00min


Lis Aline Silveira
Enviar E-mail
Isadora Neumann / Agencia RBS
Evandro Berlesi não desiste: faz filmes “porque não consegue parar de fazer”

Em Alvorada, município da Região Metropolitana com população estimada em 210 mil habitantes, um grupo de pessoas, há 11 anos, supera todas as pindaíbas possíveis para realizar um sonho: produzir cinema. 

À frente da Alvoroço Filmes, está Evandro Berlesi, 42 anos, morador do bairro Sumaré. Ele acumula as funções de roteirista, cinegrafista, editor, produtor executivo, produtor de elenco, figurinista e o que mais for necessário. De 2007 até hoje, a Alvoroço já produziu cinco longas-metragens – alguns deles, exibidos na TV, em canais como o Cine Brasil TV, ou em praça pública em Alvorada, para milhares de pessoas. 

Leia outras notícias do Diário Gaúcho

Atualmente, finaliza o sexto, Algo de Errado Não Está Certo, com previsão de lançamento para 2020. A comédia tem como atores principais, no papel de uma dupla de detetives que vive histórias surreais, os moradores de Alvorada Anderson Dravasie, 41 anos, e Jerry Lucas, 33 anos. Como participações especiais, os globais Nelson Freitas e Werner Schünemann – ambos não ganharam cachê pelos trabalhos, atuaram na camaradagem. 

Isadora Neumann / Agencia RBS
Filmagens do sexto longa da produtora, “Algo de Errado Não Está Certo”

Para conciliar as gravações com a agenda de Anderson, que é metalúrgico e trabalha de segunda a sexta-feira, o filme foi todo rodado nos finais de semana. E o ator/industriário, que é apaixonado por atuação desde criança e que já participou de outros quatro filmes da Alvoroço, agradece o reconhecimento: 

— Fazemos tudo no amor, a gente gosta e acredita no trabalho do Evandro. Sempre quis ser ator, meu sonho é atuar no palco do Theatro São Pedro. Quando me vi na tela do Santander Cultural (em Porto Alegre, na exibição de O Maníaco do Facebook), foi muita emoção. Só não chorei porque estava com os meus parceiros.

Confira o teaser do filme Algo de Errado Não Está Certo:

Parceria

O irrequieto Jerry, que atua como músico, indaga: 

— Onde um cara iria conseguir participar de um filme em Alvorada? 

A dupla, acompanhada pelo também músico e também morador de Alvorada Leandro Sagguy, 43 anos, que atua na iluminação e áudio do filme, comenta o clima de parceria que faz a Alvoroço acontecer. 

— Formamos meio que um grupo de amigos que trabalha junto — avalia Jerry. 

Como ninguém recebe pelo trabalho, a participação na “família Alvoroço” é esporádica. Quem está desempregado ou na informalidade ajuda no que pode no filme do momento. Quando assina a carteira, prioriza o trabalho e aparece quando possível

Fazendo muito com pouco

Isadora Neumann / Agencia RBS
Jerry Lucas (E) e Anderson Dravasie vivem dupla de detetives

Para bancar os projetos cinematográficos do grupo alvoradense, são feitas parcerias com comerciantes locais e financiamentos coletivos. O equipamento de iluminação é cedido pela empresa gaúcha Naymar, que tem no portfólio grandes produções do cinema nacional e resolveu contribuir com o projeto da Alvoroço. 

A câmera, como diz Evandro, “não é adequada nem para uma festa de 15 anos, mas a gente mete a cara e faz”. 

Figurino? Cada ator leva o seu para casa após as filmagens para lavar. Maquiagem? Não há. Refeições para a equipe? Evandro organiza as filmagens após o meio-dia, quando estão todos de barriga cheia. Locações? Também na base da parceria – entre as preferidas, as obras do shopping de Alvorada, amplas e com pouca interferência externa. 

Leia também
Filme rodado em Alvorada tem estrela global no elenco
Estudante de São Paulo vive final de semana de turista em Alvorada

O diretor/roteirista dá outras dicas:

— Já escrevo pensando em coisas que eu posso produzir sem dinheiro. O carro vai bater na parede e explodir? Não pode. Tiroteio e perseguição, não tem como fazer. Mas acredito que compenso as dificuldades de produção com bom roteiro e bons atores. No final, é o que o público mais gosta e o que vai lembrar.

Registros da história de Alvorada

Em 11 anos e com cinco filmes já lançados, todos ambientados em Alvorada, o projeto Alvoroço acabou se tornando um registro da história do município. Pessoas já falecidas, estabelecimentos comerciais que não existem mais, monumentos que foram derrubados, como uma pira que ficava na Praça Central, estão registrados nas produções. 

Os três primeiros filmes do grupo foram exibidos na Praça Central de Alvorada, para milhares de pessoas. A ideia é repetir a dose com Algo de Errado Não Está Certo, provavelmente em março do ano que vem. 

Isadora Neumann / Agencia RBS
Pontos famosos da cidade são registrados nas obras de Evandro

Evandro, que largou a faculdade de Jornalismo no primeiro semestre, conta que faz filmes “porque não consegue parar de fazer”. 

— Eu sempre acho que meu próximo filme vai ser o divisor de águas, que vai me possibilitar que os próximos eu possa fazer com recursos, com dinheiro. Que vai fazer com que eu tenha um filme que vá para o cinema em circuito comercial, que seja exibido na Netflix. Esse é o objetivo: continuar fazendo até conseguir fazer bem.  

Participações de famosos

Com uma boa lábia e histórias comoventes de amor à sétima arte, Evandro Berlesi consegue participações especiais de atores famosos em seus filmes. Ele salienta que nenhum deles, em nenhuma oportunidade, recebeu cachê. Para os que vêm do centro do país, são oferecidas passagens aéreas e estadias. 

Assim, os filmes da Alvoroço já contaram com nomes conhecidos como Werner Schünemann, Jairo Mattos, Ricardo Macchi e o ex-BBB Marcelo Dourado. Nelson Freitas, famoso por suas atuações no Zorra Total, que veio recentemente participar de Algo de Errado Não Está Certo, cativou a todos pela simpatia. 

— Ele foi extremamente gentil e solícito. À noite, saiu com a gente. Fez questão de divulgar o nosso projeto nas suas redes sociais, tirou fotos usando a nossa camiseta — conta Evandro. 

Mas nada se compara à bombástica participação de Luana Piovani em Eu Odeio o Orkut (2011). A musa surgiu de helicóptero na Praça Central de Alvorada, literalmente parando a cidade. O repórter do Diário Gaúcho José Augusto Barros acompanhou as gravações, em dezembro de 2009, e lembra bem da comoção causada pela atriz:

— Foi uma loucura. Luana precisou ser tirada da praça pela Brigada Militar, tamanha a quantidade de pessoas, e levada ao gabinete do prefeito, onde consegui entrevistá-la. 

As produções da Alvoroço

/// Dá um Tempo! – gravado e lançado em 2008

/// Eu Odeio o Orkut – gravado em 2009 e 2010, lançado em 2011

/// Eu Odeio o Big Bróder – gravado em 2013, lançado em 2014

/// O Maníaco do Facebook – gravado em 2015, lançado em 2016

/// Cidade Dormitório – gravado em 2016 e 2017, lançado em 2018

/// Algo de Errado Não Está Certo – gravado em 2019, com previsão de lançamento em 2020 

Todos os filmes podem ser conferidos no YouTube, no canal Alvoroço Filmes 



MAIS SOBRE

Últimas Notícias