Notícias



Feriadão

Proclamação da República: como será o atendimento em bancos, supermercados e outros serviços da Capital

Trensurb e ônibus irão operar com tabela horária de domingos e feriados; veja outras mudanças

13/11/2019 - 16h38min

Atualizada em: 13/11/2019 - 16h56min


Diário Gaúcho
Diário Gaúcho
André Ávila / Agencia RBS
Bancos estarão fechados na sexta-feira (15)

O feriado da Proclamação da República causará alterações nos horários de funcionamento de alguns serviços da Capital nesta sexta-feira (15). Os supermercados abrirão normalmente e as lojas poderão abrir com funcionários mediante posse da Certidão de Abertura para Domingos e Feriados ou acordo coletivo firmado com o sindicato. Já a Trensurb e os ônibus irão operar com tabela de domingos e feriados.

Os bancos, as agências dos Correios, da CEEE, da FGTAS/Sine e os pontos do TudoFácil estarão fechados, assim como as unidades de saúde. Porém, os pronto-atendimentos — Cruzeiro do Sul, Bom Jesus, Lomba do Pinheiro e de Saúde Mental — e a Unidade de Pronto Atendimento Zona Norte Moacyr Scliar funcionarão 24 horas. Além disso, o Hospital de Pronto Socorro (HPS) e as emergências obstétrica e pediátrica do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas também permanecerão abertos 24 horas para atender a população.  

Veja o que abre e o que fecha em Porto Alegre

Bancos
De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as agências bancárias estarão fechadas nesta sexta-feira (15). As contas de consumo que vencem nesta data, como água, luz e telefone, podem ser pagas no próximo dia útil sem acréscimo de multas ou juros. Os clientes podem usar os canais alternativos como internet banking, mobile banking, além de caixas eletrônicos.

Comércio
As lojas da Capital só poderão abrir normalmente com funcionários mediante acordo coletivo estabelecido entre empresas e sindicatos. Esta regra foi definida na Convenção Coletiva da categoria, firmada entre o Sindilojas Porto Alegre e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec) para o período de novembro de 2019 a outubro de 2020. Sem o acordo, os estabelecimentos estão proibidos de funcionar durante feriados.  

As empresas que obtiverem a Certidão de Abertura para Feriados, renovada em agosto deste ano, ficam asseguradas para operar com funcionários até o dia 31 de dezembro. Para os feriados de 2020, deverão optar pelo acordo coletivo para continuarem com o funcionamento em feriados.

Correios
Os Correios informam que não haverá expediente nas agências do Rio Grande do Sul, nem na Central de Atendimento dos Correios (CAC) na sexta-feira (15), em razão do feriado da Proclamação da República. Para obter informações sobre produtos e serviços ou registrar manifestações neste dia, os clientes devem acessar o site da empresa. No sábado (16), algumas unidades da Capital estarão abertas. Confira os endereços:

  • Agência Avenida Otto Niemeyer (Avenida Otto Niemeyer, 2533, loja 2, Tristeza), das 9h às 13h
  • Agência Porto dos Casais (Rua Demétrio Ribeiro, 1164 Loja 2, Centro), das 9h às 12h
  • Agência Rua da Praia (Rua dos Andradas, 1001, loja 102, Centro ), das 9h às 12h
  • Agência São Jorge (Avenida Bento Gonçalves, 2.873, Partenon), das 9h às 12h


Limpeza urbana
O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) trabalhará normalmente com todas as coletas: domiciliar, seletiva e de lixo público. As seções operacionais atuam em regime de plantão, com equipes das 7h às 12h.

Luz
As agências e postos de atendimento da CEEE estarão fechadas na sexta-feira (15). Os clientes podem solicitar atendimento pela Agência Virtual, pelo telefone 0800-721-2333 ou, em caso de falta de luz, por torpedo (enviando a palavra LUZ e o número da UC para 27307). Atendimentos de urgências e emergências ocorrem normalmente.

Supermercados
De acordo com o Sindicato Intermunicipal do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Rio Grande do Sul (Sindigêneros-RS), os supermercados da Capital devem abrir normalmente durante o feriado.

Saúde
Os pronto-atendimentos e hospitais do município — Hospital de Pronto Socorro (HPS) e Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV) — permanecerão abertos 24 horas. As unidades de saúde estarão fechadas, retomando normalmente o atendimento na segunda-feira (18) a partir das 7h. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pode ser acionado pelo telefone 192.

Pronto-atendimentos 24 horas:

  • PA Cruzeiro do Sul (Rua Professor Manoel Lobato, 151, Santa Tereza)
  • PA Bom Jesus (Rua Bom Jesus, 410, Bom Jesus)
  • PA Lomba do Pinheiro (Estrada João de Oliveira Remião, 5.120, parada 12, Lomba do Pinheiro)
  • PA de Saúde Mental IAPI (Rua Valentim Vicentini, s/nº)
  • UPA Zona Norte Moacyr Scliar (Rua Jerônimo Velmonovitz, Esquina com avenida Assis Brasil)

Hospitais:

  • Hospital de Pronto Socorro (Largo Teodoro Herzl, s/nº, Bom Fim)
  • Hospital Materno Infantil Presidente Vargas — emergências obstétrica e pediátrica (Avenida Independência, 661, Independência)


Tudo Fácil e agências FGTAS/Sine
As unidades do TudoFácil e as agências FGTAS/Sine estarão fechadas na sexta-feira (15). Em Porto Alegre, a medida também será adotada na sede administrativa da FGTAS (Avenida Borges de Medeiros, 521, Centro), na Casa do Artesão (Avenida Júlio de Castilhos, 144, Centro) e no Vida Centro Humanístico (Avenida Baltazar de Oliveira Garcia, 2.132, Sarandi).

Ônibus
De acordo com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), os ônibus vão circular com tabela de feriado nesta sexta-feira. 

Trensurb
A Trensurb informa que a operação dos trens seguirá a tabela horária de domingos e feriados, com intervalos que variam entre 15 e 20 minutos. Os horários podem ser conferidos neste site.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias