Notícias



Seu Problema é Nosso

Cratera é fechada após sete meses, na Capital

Rinelda chegou a ficar sete dias sem poder sair de casa por causa do buraco

06/12/2019 - 07h00min

Atualizada em: 06/12/2019 - 09h12min


Ronaldo Bernardi / Agencia RBS
Rinelda consegue sair de casa agora

Após sete meses de espera, o buraco que havia na calçada e atrapalhava a vida da aposentada Rinelda Mafalda Tonet, 75 anos, foi coberto. O problema estava no Acesso José da Silva Bernardes, bairro Jardim Sabará, na Capital.

LEIA MAIS
Bebê de Charqueadas precisa de um quarto adaptado
Morador da Capital espera cerca de dois anos para retirar cisto
Lutador de Novo Hamburgo recebe medalha de prata na Copa do Brasil de Taekwondo Parque 

A cratera, que se formou após uma galeria de esgoto quebrar e fazer ceder a calçada, foi retratada pelo Diário Gaúcho em duas edições. Na primeira, em 24 de outubro, Rinelda esperava o conserto havia mais de seis meses.

Arquivo pessoal / Arquivo pessoal
No início, era um pequeno buraco que esperava conserto havia seis meses

Protocolos foram feitos pela idosa por meio do portal
Fala Porto Alegre, telefone 156. A prefeitura chegou a dar retorno, alegando que a manutenção seria feita no dia 7 de outubro, porém, isso não ocorreu. Na mesma edição, o Departamento de Água e Esgoto (Dmae) respondeu que a demora no atendimento se deu devido à incorporação do Departamento de Esgoto Pluvial (Dep) ao Dmae, e que a ocorrência seria atendida em breve.

Intervenção

Na segunda edição, em 1º de novembro, o DG mostrou como ficou o buraco após a primeira tentativa do órgão de consertar as galerias de esgoto. De acordo com Rinelda, os funcionários foram até o local e expandiram o buraco para efetuar a manutenção, mas um cano de água foi quebrado durante o trabalho, e a equipe precisou encerrar as atividades no local. Com isso, a idosa ficou uma semana sem poder sair de casa, pois a cratera atingia até a frente de seu portão. Na época, ela, que possui síndrome do pânico e depressão, contou que estava muito angustiada e precisando da ajuda de vizinhos, que se dispuseram a ir ao mercado para comprar alimentos. Eles os arremessavam por cima do portão, já que não havia como acessar a casa. Nessa edição, o Dmae informou que, em função das fortes chuvas que caíram naquela semana, foi necessário interromper o serviço. O órgão esclareceu ainda que a equipe necessitava de tempo seco para retomar o trabalho.

Arquivo pessoal / Arquivo pessoal
Buraco impedia a saída do pátio

Conserto

No dia 5 de novembro, finalmente, outra equipe do departamento chegou e completou a manutenção no buraco. Contudo, a pavimentação da calçada só foi feita 20 dias depois.

O conserto foi um alívio para Rinelda, pois, além de voltar a realizar suas caminhadas diárias, a calçada pronta permitiu que ela realizasse um desejo:

— Eu sempre quis ter uma horta no fundo da minha casa, mas, para isso, uma parede precisava ser destruída. Com o buraco na calçada, precisei esperar, pois não havia como colocar um contêiner de entulho ali. Agora, eu posso sair de casa sem empecilhos, e minha hortinha está quase pronta. Estou tão feliz!

Período de fortes chuvas causou atraso nas obras

Em nota, o Dmae informou que, no final de outubro, se iniciou o conserto da canalização pluvial no Acesso José da Silva Bernardo. O órgão confirmou que, durante os trabalhos, ocorreu o rompimento de uma rede de água, mas garantiu que a situação foi resolvida no mesmo dia. Sobre a demora na manutenção, o departamento informou que as fortes chuvas do período fizeram o prazo se estender um pouco mais.  Após isso, o Dmae explicou que o local foi fechado e que logo programou a nova pavimentação da calçada, finalizada no dia 25 de novembro.

Produção: Thayná Souza

Leia outras notícias da seção Seu Problema é Nosso   



MAIS SOBRE

Últimas Notícias