Lá em Casa
Cris Silva: "Como lidar com os filhos no divórcio"
Colunista escreve sobre maternidade e família todas as sextas-feiras
Esse é mais um tema que chega como sugestão. E vamos combinar: ninguém casa achando que vai se separar, mas isso acontece e cada vez parece mais comum. Quando o casal ainda não tem filhos, o processo tende a ser mais tranquilo. Mas, quando existe criança, é preciso atenção e tranquilidade para lidar com esse momento.
A psicóloga Hericka Zogbi deu dicas valiosas que podem ajudar quem está passando por essa situação.
Frente a este momento da relação, uma premissa é fundamental: garantir o bem-estar da criança. Ela deve vir em primeiro lugar, a despeito de qualquer sentimento que haja entre o pai e a mãe. Os casais se dissolvem, a parentalidade (papeis e funções dos pais), não.
É aconselhável, em algumas situações, um acompanhamento psicológico a fim de que todos possam enfrentar esse momento com o mínimo de dano. Vale um alerta: infelizmente, os pequenos podem acabar sendo usados como ferramenta de sofrimento ao outro. Nesse cenário, porém, apenas quem vai sofrer é a criança.
Conversa em família
Como em vários momentos da vida, nada melhor do que uma boa conversa: um papo franco, verdadeiro, que a criança seja capaz de compreender e que não dê margem para a imaginação fértil dos pequenos.
Segundo Hericka, as crianças percebem muito as mudanças do ambiente, e o que não é falado gera sofrimento, pois elas não entendem o que se passa e podem sentir-se culpada – mesmo sem saber pelo quê.
– O ideal é que as conversas possam envolver todos os membros da família. Apesar dos sentimentos, é pela criança que se faz isso – finaliza a psicóloga.
Bazar da coragem
O Instituto do Câncer Infantil (ICI) realiza, hoje e amanhã, o Bazar da Coragem de Natal. Será na sua sede (Rua São Manoel, 850, bairro Santa Cecília), na Capital, das 9h às 18h. O bazar oferecerá o trabalho de diversas artesãs, shows, brinquedos e o tradicional portas abertas – quando os visitantes podem conhecer as instalações do ICI.
Além disso, terá o brechó, onde será possível comprar roupas e calçados, doados para a instituição, por preços acessíveis, em prol da causa do câncer infantojuvenil.
Não deixe de conferir, a entrada é franca.
Natal do Bem: venha!
Chegou o fim do ano e, com ele, as ações de solidariedade que permitem fazer o Natal de muitas famílias mais feliz. O Natal do Bem é uma delas! Em sua quinta edição, é uma inciativa da Rede de Bancos de Alimentos do Estado, da RBS TV e da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho. Nos últimos quatro anos, foram doadas 884 toneladas de alimentos.
Para entrar nessa corrente do bem, basta doar alimentos não-perecíveis nas sedes do Grupo RBS, RBS locais no Estado e nos CTGs participantes do Desafio Farroupilha, quadro do Jornal do Almoço.
Perólas
– Eu amo quando minha mãe vai trabalhar.
– Por que você ama?
– Porque ela volta todos os dias. E eu amo quando ela volta para casa.
Luan, três anos