Notícias



Coluna da Maga

Magali Moraes: daqui a dez anos

Colunista escreve às segundas, quartas e sextas-feiras no Diário Gaúcho

20/12/2019 - 10h00min


Fernando Gomes / Agencia RBS
Magali Moraes

Você sabe que eu adoro dar um pulinho lá no passado e lembrar de diferentes épocas. Lojas antigas, palavras que ninguém mais usa e até listas telefônicas do arco da velha já fizeram sucesso aqui na coluna. Mas hoje quero te convidar pra um passeio diferente. Bora viajar para o futuro e imaginar como seremos lembrados daqui a dez anos! Quando os fogos de artifício iluminarem o céu no dia 31, será mais do que a virada do ano: uma nova década vai começar. De 2020 a 2029, o que vem por aí? 

Que novas formas de trabalho e de transporte surgirão? A geração que cresceu vendo MasterChef vai fazer a própria comida? Os carros finalmente irão voar? Eu espero isso desde os tempos em que assistia ao desenho Os Jetsons. Quem virá depois da Netflix pra revolucionar o nosso lazer? Daqui a dez anos ainda iremos no cinema? O planeta já vai estar superaquecido, e nós transformados em churrasquinho? Comer quindim ainda será um prazer aceitável ou a patrulha do açúcar terá vencido?

Leia mais colunas da Maga 

Mudança

Sabe o que eu acho que vai acontecer? Seguiremos vivendo as nossas vidas, um ano de cada vez, sem nos darmos conta de que somos os personagens principais dessa mudança. Se quisermos melhorar algo, caberá a nós agir. Quantos amigos faremos em dez anos? Vamos perdoar quantas vezes? Seremos lembrados a cada aniversário? As pessoas continuarão com medo de envelhecer? A nova década tem que ser autolimpante. Que futuro é esse onde os vidros ainda precisarão ser limpos? 

Há 100 anos, a década de 1920 foi marcada pela prosperidade e efervescência cultural. Nos loucos anos 20, as melindrosas se livraram dos espartilhos, cortaram o cabelo curtinho e dançaram muito. Que novas conquistas as mulheres terão? O mundo será um lugar mais acolhedor? As crianças de hoje serão adultos felizes? O mar terá mais peixes do que plásticos? A diversidade será enfim uma realidade? Daqui a dez anos, eu desejo muito ainda estar fazendo parte da sua vida. E você da minha.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias