Notícias



PAPO RETO

Manoel Soares tem um conselho para 2020: tenha um coração inteligente

Colunista escreve para o Diário Gaúcho aos sábados 

28/12/2019 - 05h00min


Lauro Alves / Agencia RBS
"O primeiro passo para um 2020 menos pesado"

Que em 2020, você se lembre de que as pessoas morrem. Sim, a morte é um fato que tentamos desviar – como se fosse possível. Pessoas que, neste ano, vão estar na virada com você, no ano que vem, poderão não estar. Valorizar as presenças, perdoar e dizer o quanto elas são importantes é o primeiro passo para um 2020 menos pesado. 

Leia mais colunas de Manoel Soares 

É comum, para alguns de nós, mascararmos os sentimentos. Ficamos reféns de uma casca grossa, na qual frases como "Eu te amo" e "Você é importante para mim" não cabem na rotina. Mas, quando a vida leva estas pessoas para sua eterna morada, repetimos aquilo que foi reprimido por anos. 

Não quero que nossa última coluna de 2019 fale de dor, mas de inteligência emocional. Vamos valorizar quem está ao nosso lado e, se a ausência de alguém que está vivo dói em nosso peito, que sejamos maduros para perdoar ou pedir perdão. 2020 é curto demais para gastarmos com imbecilidades mesquinhas, que só alimentam um orgulho bobo que, no fim, vale menos do que a terra que será jogada em nossas covas. Façam de seu 2020 o ano do coração inteligente, para que seja mais feliz.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias