Notícias



Seu Problema é Nosso

Morador da Capital espera cerca de dois anos para retirar cisto

Lindomar Vitor Pereira, 62 anos,  aguarda por nova marcação do procedimento ambulatorial 

04/12/2019 - 10h26min


Um simples procedimento se tornou uma grande chateação. É dessa forma que o representante comercial e motorista de aplicativos Lindomar Vitor Pereira, 62 anos, resume a espera por uma cirurgia ambulatorial para a retirada de um cisto sebáceo na lombar. Segundo Lindomar, morador do bairro Rubem Berta, em Porto Alegre, o cisto sebáceo — que é um tipo de caroço que surge na pele — apareceu há cerca de dois anos. 

LEIA MAIS
Lutador de Novo Hamburgo recebe medalha de prata na Copa do Brasil de Taekwondo
Parque Marinha segue às escuras e prefeitura promete consertos no início de dezembro
Sonho paralisado: cerca de 500 casais veem o desejo de ter filhos perder-se no tempo 

Então, ele resolveu ir ao posto de saúde para obter orientação médica. 

— Quando consultei no posto, em agosto de 2017, o médico disse que, se tivesse um bisturi, faria o procedimento naquele momento. Mas tive que ser encaminhado ao cirurgião para cumprir a burocracia normal do SUS. Aí, esperei para ser avaliado por outro médico —relembra Lindomar. 

Adiado 

O motorista disse que esperou até 19 de julho deste ano, quando o procedimento foi marcado no Hospital Beneficência Portuguesa. Na data, ele soube que a cirurgia seria realizada no dia 5 de novembro. 

Aliviado com a marcação, Lindomar aguardou mais alguns dias. No entanto, quando foi ao hospital, no dia agendado, recebeu a informação, na recepção, de que o procedimento seria adiado. 

— A atendente me falou que o médico suspendeu a cirurgia porque estava se sentindo mal e não mais faria os atendimentos marcados para aquele dia — relembra Lindomar. 

Após o procedimento ser cancelado, ele não recebeu retorno de uma nova data: 

— Não entendo a dificuldade de remarcarem. Estou esperando há mais de dois anos para tirar um pequeno cisto, uma simples cirurgia, e nada. É um descaso. Sofro com essa demora, e me incomoda esperar por tão pouco. Imagina se fosse algo pior, assim como tantas outras pessoas que aguardam serem chamadas pelo SUS? — questiona o motorista. 

Hospital marcará nova consulta 

Por meio da assessoria do Hospital Beneficência Portuguesa, o médico presidente da Associação São Miguel, gestora da instituição, Rafael França, garante que, “ainda esta semana, chamará o paciente para nova consulta e, então, conforme a evolução do caso, remarcará a cirurgia com a maior brevidade possível”. Além disso, a assessoria esclareceu que o médico que faria o procedimento estava em licença-saúde, seguida de férias, na data agendada para o atendimento de Lindomar. 

Produção: Caroline Tidra

Leia outras notícias da seção Seu Problema é Nosso   



MAIS SOBRE

Últimas Notícias