Notícias



Fique atento

Veja o que abre e o que fecha no feriadão de Ano-Novo em Porto Alegre

Bancos não terão atendimento nem na terça-feira, nem na quarta-feira. Shoppings da Capital terão alterações nos horários de funcionamento

29/12/2019 - 19h39min


GZH
GZH

Quem não for viajar neste feriadão de Ano-Novo deve ficar atento aos horários de funcionamento dos serviços de Porto Alegre, que terão algumas alterações. Os bancos, as agências dos Correios, as unidades do TudoFácil, a sede administrativa da FGTAS e as agências FGTAS/Sine estarão fechadas na terça-feira (31) e na quarta-feira (1º).

Já os pronto-atendimentos e hospitais do município — Hospital de Pronto Socorro (HPS) e Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV) — permanecerão abertos 24 horas nos dois dias para atender a população. 

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) também trabalhará normalmente com todas as coletas e seções operacionais atuando em regime de plantão, com equipes das 7h às 12h e das 13h às 16h. 

O comércio, os postos de atendimento da CEEE, os supermercados, as unidades de saúde e farmácias distritais funcionarão em horário especial na véspera do Ano-Novo e não abrirão no feriado. Os ônibus e trens irão operar com tabela especial na terça e de domingos e feriados na quarta.

Leia mais
Segunda-feira será último dia útil do ano para atendimento nos bancos
Prefeitura divulga relatório de balneabilidade em pontos da orla em Porto Alegre
Menos de 15% já pagaram o IPVA 2020; desconto máximo termina na segunda

Veja o que abre e o que fecha em Porto Alegre

Bancos

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as agências bancárias estarão fechadas na terça-feira (31) e na quarta (1º). O último dia útil do ano para atendimento ao público, com expediente normal, será a segunda-feira (30). As contas que vencem no feriado podem ser pagas no dia útil seguinte sem acréscimo de multas ou juros. Os clientes também podem usar os canais alternativos como internet banking, mobile banking, além de caixas eletrônicos.

Comércio

Segundo o Sindilojas Porto Alegre, o comércio varejista deverá seguir as regras da negociação firmada pela entidade junto ao Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec): na véspera de Ano-Novo (31), as lojas de shopping podem permanecer abertas até as 18h. Já as lojas de rua e demais estabelecimentos deverão obedecer o horário máximo de 19h. Na quarta-feira (1º), a recomendação é que o comércio permaneça fechado. No entanto, os lojistas que quiserem poderão abrir seus empreendimentos, porém sem funcionários.  

Correios

Os Correios informam que todas as agências do Rio Grande do Sul estarão fechadas nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro. A partir da quinta-feira (2), os horários de funcionamento usuais serão retomados. A Central de Atendimento dos Correios (CAC) também terá alteração no dia 31: o atendimento telefônico ocorre das 8h às 14h. Nos demais dias, os horários de funcionamento seguem normais: das 8h às 20h de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h aos sábados e sem expediente nos domingos e feriados. Pela internet, o Fale com os Correios estará disponível 24 horas. Para obter informações sobre produtos e serviços ou registrar manifestações, os clientes devem acessar o site da empresa.

Limpeza urbana

Na terça (31) e na quarta (1º), o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) trabalhará normalmente com todas as coletas: domiciliar, seletiva e de lixo público. As seções operacionais atuam em regime de plantão, com equipes das 7h às 12h e das 13h às 16h. O DMLU atende pelo telefone 156.  

Luz

Em Porto Alegre, as agências e postos de atendimento da CEEE funcionarão somente no turno da manhã na terça (31). Os horários de abertura podem ser consultados no site da empresa. Na quarta (1º), todas as agências estarão fechadas. Os clientes podem solicitar atendimento pela Agência Virtual, pelo teleatendimento 0800-721-2333 ou, em caso de falta de luz, por torpedo (enviando a palavra LUZ e o número da UC, que consta na parte superior direita da conta, em uma caixa destacada em amarelo, para 27307). Urgências e emergências funcionam em regime de plantão.  

Supermercados

De acordo com o Sindicato Intermunicipal do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Rio Grande do Sul (Sindigêneros-RS), os supermercados da Capital poderão funcionar no máximo até as 20h na véspera de Ano-Novo (31). No feriado (1º), nenhum estabelecimento abrirá.  

Saúde

Os pronto-atendimentos e hospitais do município — Hospital de Pronto Socorro (HPS) e Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV) — permanecerão abertos 24 horas. As unidades de saúde e farmácias distritais funcionarão até o meio-dia na terça (31) e estarão fechadas na quarta (1º). O atendimento retorna normalmente na quinta-feira (2), a partir das 7h. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pode ser acionado pelo telefone 192.

Pronto-atendimentos 24 horas:

  • PA Cruzeiro do Sul (Rua Professor Manoel Lobato, 151, Santa Tereza)
  • PA Bom Jesus (Rua Bom Jesus, 410, Bom Jesus)
  • PA Lomba do Pinheiro (Estrada João de Oliveira Remião, 5.120, parada 12, Lomba do Pinheiro)
  • PA de Saúde Mental IAPI (Rua Valentim Vicentini, s/nº)
  • UPA Zona Norte Moacyr Scliar (Rua Jerônimo Velmonovitz, esquina com avenida Assis Brasil)

Hospitais:

  • Hospital de Pronto Socorro (Largo Teodoro Herzl, s/nº, Bom Fim)
  • Hospital Materno Infantil Presidente Vargas — emergências obstétrica e pediátrica (Avenida Independência, 661)

Tudo Fácil e agências FGTAS/Sine

As unidades do TudoFácil, as agências FGTAS/Sine, a sede administrativa da FGTAS, a Casa do Artesão de Porto Alegre e o Vida Centro Humanístico estarão fechados nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro.  

Ônibus

De acordo com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), na terça (31) os ônibus estarão circulando com tabela eventual — horários de sábado, com alguns reforços. No feriado (1º), o transporte seguirá a tabela horária de domingo. As informações sobre os horários das viagens podem ser consultadas no site. A EPTC atende pelo fone 118 (24 horas). 

Trensurb

A Trensurb informa que, na véspera das festividades (31), a operação dos trens seguirá uma tabela especial com horários reduzidos, que podem ser conferidos neste link. Na quarta (1º), os trens circularão conforme tabela horária de domingos e feriados, com viagens de 15 em 15 minutos ao longo do dia, em ambos os sentidos — com exceção dos últimos trens da noite.

Leia outras notícias do Diário Gaúcho


MAIS SOBRE

Últimas Notícias