Notícias



Seu Problema é Nosso

Após 40 anos de espera, pavimentação em rua do Partenon, na Capital, é concluída

A rua Alcindo Guanabara recebeu asfalto da pista superior e a construção de um muro de contenção para melhorar o acesso dos moradores

02/01/2020 - 06h00min


Isadora Neumann / Agencia RBS
A rua Alcindo Guanabara era divida por um barranco

Foram quatro décadas espera para que finalmente o auxiliar de compras aposentado Laudi Caselani, 58 anos, visse a rua Alcindo Guanabara, no bairro Partenon, em Porto Alegre, com a pavimentação concluída. A obra foi feita entre as ruas Batista Xavier e Paulino Azurenha e, de acordo com Laudi, concluída em setembro do ano passado.

LEIA MAIS
Ano novo e vida nova para Patrique, o "menino de titânio"
Em busca de um telhado novo para a família da dançarina Marielly
Escadaria no bairro São José, na Capital, é consertada após inúmeros pedidos de morador da região 

Em 26 de janeiro de 2011, o Diário Gaúcho mostrou a frustração do morador. À época, ele esperava pelo cumprimento da promessa feita pelo poder púbico de que a pavimentação estaria pronta até 2008. Anos se passaram e, segundo Laudi, foram inúmeros comparecimentos em reuniões do Orçamento Participativo, da região do Partenon, nas quais ele pedia por melhorias na rua. Outros moradores desistiram de frequentar em função da demora para o início da obra. 

Isadora Neumann / Agencia RBS
Laudi está realizado com a finalização da obra

Conforme Laudi, a rua Alcindo Guanabara era a única nas proximidades que não recebeu pavimentação no final dos anos de 1970. Antes da obra, além de não ter asfalto, a via era dividida por um barranco que servia como local para descarte irregular de lixo. 

— A obra demorou muito para sair. Então, entre 2018 e 2019 deixou de ser uma promessa. Depois de diversas cobranças de moradores, tivemos essa conquista. A obra iniciou rápido e parou um tempo, depois voltava com equipes pequenas. Tinha um barranco e era de chão batido, agora melhorou de uma forma que não tem comparação — conta o morador, que aguarda a inauguração oficial do local. 

Laudi Caselani / Arquivo Pessoal
Laudi registrou o andamento das obras

Lazer

O músico Leonardo Frantz de Freitas, 30 anos,  morador da parte mais baixa da rua, conta que cresceu no local e que acompanhou a evolução da obra: 

— Ficou show de bola depois da obra, principalmente, para quem tem carro. Agora, dá para lavar carro na rua, antes formava barro por aqui. Até a questão do lazer melhorou, pois os moradores podem sentar em frente às suas casas. Antes, ninguém ficava na rua pela situação que era o barranco, onde deixavam lixo. 

A parte mais baixa da rua não tem saída, desta forma, o espaço fica livre para os moradores circularem. 

Acessibilidade

Uma das preocupações de Laudi era a acessibilidade do local, pois, segundo ele, há moradores com deficiências físicas: 

— Fizeram toda a acessibilidade, com rampas e calçadas. Antes, era uma dificuldade para cadeirantes, pois tinha mato e a via era muito estreita. 

Contudo, ele diz que ainda há um reparo a ser feito:

— Alguns postes ficaram no meio da calçada. Um cadeirante não conseguiria desviar. Espero que corrijam, mas, pelo menos, a rua está muito boa depois anos de luta. 

Isadora Neumann / Agencia RBS
Poste na calçada preocupa morador

Obra custou R$ 592 mil

A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim) confirmou que a obra na Alcindo Guanabara foi priorizada pelo Orçamento Participativo e "iniciada assim que o município garantiu recursos necessários". Segundo a pasta, as melhorias foram o pavimento da pista superior, a construção de um muro de contenção para permitir o acesso aos moradores da parte inferior da rua, que também foi pavimentada e construída a rede pluvial.

A Smim ainda informou que a obra teve o custo de R$ 592.388,32, recursos obtidos por meio de financiamento com a Corporação Andina de Fomento (CAF). A secretaria afirma que a obra foi finalizada em maio de 2018, contudo, após a conclusão, foram feitos outros reparos em meados de setembro de 2019. Em relação à inauguração do local, como Laudi espera, a prefeitura não se manifestou. 

Produção: Caroline Tidra

Leia outras notícias da seção Seu Problema é Nosso   



MAIS SOBRE

Últimas Notícias