Notícias



Legacy 500

Avião voa baixo e chama a atenção de moradores na Região Metropolitana

Aeronave de médio porte realiza testes de instrumentos do Aeroporto Internacional Salgado Filho

07/01/2020 - 16h34min


Lucas Abati
Lucas Abati
Enviar E-mail

O avião de médio porte que sobrevoou a Região Metropolitana, na tarde desta segunda-feira (6), chamando a atenção de moradores, é uma aeronave de testes e aferição de instrumentos do Aeroporto Internacional Salgado Filho.

Segundo a Fraport, que administra o aeroporto da Capital, o avião está analisando instrumentos localizados na cabeceira da pista, que auxiliam pousos com baixa visibilidade — em dias de neblina intensa, por exemplo.  A atividade é realizada periodicamente para verificar o funcionamento dos recursos que auxiliam nos deslocamentos das aeronaves.

Para realizar os testes, o Legacy 500, fabricado pela Embraer, precisa sobrevoar a região em baixa altitude e se alinhar com a pista do Salgado Filho. 

"A inspeção verifica a qualidade dos sinais destes equipamentos em voo, fazendo análises, medições e, quando necessário, correções para que os mesmos atendam aos parâmetros previstos", explicou a Força Aérea Brasileira em nota.

A situação chamou a atenção de moradores de Porto Alegre e de cidades da Região Metropolitana, como Alvorada, Viamão, Eldorado do Sul e Guaíba. Ainda não há previsão para encerramento da atividade.

Confira a íntegra da nota da FAB

Trata-se da aeronave IU-50 da Força Aérea Brasileira (FAB), pertencente ao Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), organização militar do Comando da Aeronáutica responsável pela inspeção e aferição de todos os auxílios a navegação aérea do Brasil. Assegurando, assim,  a operacionalidade e confiabilidade para utilização por parte dos usuários.

A Inspeção em Voo de Equipamentos e Procedimentos Operacionais garante a qualidade e a segurança dos serviços prestados pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) ao aferir regularmente todos os equipamentos de auxílio à navegação aérea, aproximação e pouso do Brasil.

A inspeção verifica a qualidade dos sinais destes equipamentos em voo, fazendo análises, medições e, quando necessário, correções para que os mesmos atendam aos parâmetros previstos. O Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) é a unidade, subordinada ao DECEA, que executa a operação.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias