Notícias



Receita do Leitor

Bobó de grão-de-bico da Antonia: aprenda a fazer um prato cremoso e sem carne

A nutricionista conta o segredo para o preparo do grão-de-bico

15/01/2020 - 07h00min


Omar Freitas / Agencia RBS
O prato vegano fica cremoso

Moradora da Zona Sul da Capital, a nutricionista Antonia Cunha, 36 anos, recebeu o DG na sua casa para mostrar o preparo de um bobó vegano feito com grão-de-bico. Além da leguminosa, o prato leva o creme feito com aipim cozido e batido com leite de coco fresco, feito com a fruta in natura

LEIA MAIS
Lasanha de pão da Carla: aprenda a preparar o prato salgado com requeijão caseiro
Mousse de sagu da Beatriz: aprenda a preparar uma sobremesa leve à base de leite
Pão recheado com frango e requeijão da Michelli

— Como nutricionista, crio diversas receitas, e esse prato é proteico. Ele tem a macaxeira (aipim), que é o carboidrato, fica um prato completo e bem saboroso. É como se fosse o bobó tradicional feito com camarão, mas com o grão-de-bico. Além disso, é vegano e rende bastante — conta Antonia que, além dos atendimentos, dá aulas no curso de Cozinheiro da Faculdade Senac. 

Temperos

Natural de João Lisboa, no Maranhão, Antonia veio para o Sul cursar Nutrição, em 2001. Em Porto Alegre, ela também fez mestrado e conheceu seu marido. Mesmo longe de sua terra natal, ela destaca que não perdeu os hábitos nordestinos, como o uso de temperos: 

— O bobó é uma receita típica nordestina e um dos meus costumes é o uso da pimenta, mas é opcional para quem não gosta. Quem fizer o bobó pode colocar qualquer tempero, como cebolinha, coentro ou outros.

Antonia conta que dá preferência para ingredientes mais naturais e, por isso, o leite de coco foi extraído diretamente da fruta: 

— Prefiro assim. Precisa apenas comprar o coco e bater a parte interna no liquidificador. Mas também pode ser feito com o leite de coco de garrafa, comprado no mercado. 

Segundo Antonia, o grão-de-bico precisa ficar de molho na água e reservado na geladeira por 12 horas antes do preparo do bobó. Após o tempo de molho, o grão deve ser cozido na panela de pressão por 15 minutos.  

MEU SEGREDINHO:
A nutricionista dá um dica importante para o preparo do grão-de-bico:
— É preciso trocar a água para tirar os fatores antinutricionais, que é aquilo que reduz a quantidade de nutrientes no próprio alimento e também causa desconforto, como a flatulência. Tem pessoas que comem leguminosas, como o grão-de-bico ou feijão, e ficam estufadas, com gases. Deixando de molho e trocando a água, reduz esses efeitos. 

BOBÓ DE GRÃO-DE-BICO

Omar Freitas / Agencia RBS

INGREDIENTES
✔ 200g de grão-de-bico
✔ 150g de aipim
✔ 1 colher (sopa) de azeite de oliva
✔ 2 dentes de alho
✔ 1 cebola
✔ 4 folhas de alho-poró picadas
✔ 30g de molho de tomate
✔ 1 colher (chá) de sal
✔ Manjerona a gosto
✔ Pimenta preta a gosto
✔ 250ml de leite de coco

MODO DE PREPARO

/// Cozinhe o aipim com sal a gosto. Após cozido, bata no liquidificador com um pouco de água até que fique um creme homogêneo. Reserve. 

/// Leve ao fogo, em uma panela, o azeite de oliva e refogue o alho picado. Acrescente a cebola e o alho-poró e deixe fritar. 

/// Adicione o molho de tomate e misture. Coloque o sal. 

Omar Freitas / Agencia RBS

/// Acrescente o grão-de-bico (após as 12 horas de molho e já cozido na panela de pressão) e deixe refogar. Adicione manjerona e pimenta ou outros temperos a gosto. 

/// Misture o leite de coco com o creme de aipim e despeje na panela. Deixe no fogo por uns minutos até ferver. Após, desligue e sirva.

RENDIMENTO: 4 porções
TEMPO DE PREPARO: 12 horas (grão-de-bico de molho na água e no cozimento) + 15 minutos cozinhando o bobó

PARTICIPE, NOS ENVIE SUA RECEITA!
/// Quem pode participar? Todos os leitores que tiverem uma receita deliciosa para compartilhar com o DG. 
/// O que é preciso enviar? Mande sua receita, descrita com quantidade e tipos de ingredientes e modo de preparo, além do seu nome completo, endereço e telefone, para que possamos ligar de volta para você. 
/// Para onde e como eu envio? Você pode usar três canais de atendimento para enviar sua receita. São eles: o WhatsApp do DG, pelo telefone (51) 99759-5693, o e-mail atendimento@diariogaucho.com.br e o nosso endereço (para envio de carta): Avenida Ipiranga, 1.075, bairro Azenha, Porto Alegre/RS. O CEP é 90169-900. 

Produção: Caroline Tidra 

Confira outras receitas da seção Receita do Leitor



MAIS SOBRE

Últimas Notícias