Notícias



Para eles

Cabelo descolorido é a febre deste verão entre adultos e crianças: confira dicas para aderir

Tendência é inspirada em famosos como Gabigol e Neymar

14/01/2020 - 05h00min


Alberi Neto
Alberi Neto
Enviar E-mail
Robinson Estrásulas / Agencia RBS
O pequeno Henrique aderiu e aprovou

Verão é época de novas tendências ou da volta de algumas. E neste balaio dos costumes, os penteados e cores de cabelo costumam ocupar um espaço cativo. Em se tratando dos fios, a tendência, principalmente entre os meninos, são os descoloridos ou platinados. 

Leia outras notícias do Diário Gaúcho

Durante 2019, o penteado claro deu tom ao cabelo de alguns famosos. Entre eles, o jogador de futebol Gabriel Barbosa, o Gabigol, do Flamengo. Em outros anos, o platinado ainda chamou a atenção de artilheiros como Neymar e Gabriel Jesus. No Rio Grande do Sul, jogadores da dupla Gre-Nal também aderiram, como Martín Sarrafiore, do Internacional, e Jean Pyerre, do Grêmio. 

Muitos meninos têm seguido os passos de famosos que acompanham e dado um tom diferente ao cabelo. O processo é relativamente simples, mas a indicação é sempre procurar um profissional para executar. Professora do curso de cabeleireiro do Senac, Naad Santana Schiffner acredita que o tom claro no cabelo masculino voltou a ser uma escolha frequente há cerca de três anos. Para ela, este fato, aliado ao clima mais quente, leva as pessoas a procurem uma mudança no estilo, acentuando a presença de cabelos descoloridos.

Robinson Estrásulas / Agencia RBS
Lucas apostou na descoloração

Inspiração

O Diário Gaúcho circulou pela Avenida Voluntários da Pátria, no centro da Capital, e conversou com quem resolveu adotar o estilo. Um exemplo dos aficionados pelo penteado loiro é o auxiliar de serviços gerais Lucas Silveira Machado, 20 anos. Morador do bairro Jari, em Viamão, o rapaz diz que começou a notar amigos fazendo moda com o cabelo. Como gostou do que viu a sua volta, resolveu apostar também na descoloração. Lucas fez o processo no mês passado, e procurou um profissional.

– Arde um pouco quando a gente descolore, mas foi só isso. Gostei do resultado e, para manter loiro, tenho usado xampu para este tipo de cabelo – conta Lucas.

Para o pequeno Henrique Borges, nove anos, a escolha também foi tomada pela influência, depois que viu um primo fazendo a descoloração. Madrasta de Henrique, a corretora de seguros Graziele Martins, 34 anos, conta que ele adorou o resultado. A intervenção foi feita no Natal e, depois disso, o menino já deu um retoque no penteado.

– Voltou a ficar um pouco amarelo porque ele anda tomando banho de piscina com frequência – explica Graziele. 

Processo leva cerca de duas horas

Além de conhecer quem já aderiu à moda, o DG acompanhou um processo de descoloração feito por alunos do Senac. Quem adotou o novo estilo foi o secretário Leonardo Peralte. Esta é a quarta vez que ele faz a mudança no visual. 

Na primeira oportunidade em que descoloriu o cabelo, Leonardo fez por um trabalho, já que também é ator. Depois, numa segunda oportunidade, manteve o loiro claro por seis meses.

– Se cuidar com os produtos certos, o resultado fica ótimo – compartilha Leonardo.

Além da professora Naad Santana, o aluno do curso de cabeleireiros Leonardo Andrade, 26 anos, também foi responsável pelo trabalho no cabelo de Peralte. Além de serem xarás de nome, os dois Leonardos também têm as madeixas semelhantes. Leonardo, o Andrade, que além do curso no Senac, trabalha com vendas, vê a descoloração como uma ótima opção para o verão:

– É uma estação onde a gente busca uma mudança, busca se iluminar. E acredito que fazer isso começando pelo cabelo é uma boa escolha.

Como é feita a descoloração

Robinson Estrásulas / Agencia RBS

1 – Antes de aplicar o produto para descolorir, o cabelo é coberto por um restaurador à base de queratina. Isso ajuda a amenizar a agressividade dos químicos de descoloração.


Robinson Estrásulas / Agencia RBS

2 – Em seguida, aplica-se a mistura do pó descolorante com oxigenante de 40 volumes. A aplicação inicia do meio para as pontas. A raiz vem por último.

3 – O produto deve agir por cerca de 40 minutos – varia de acordo com a cor do cabelo, sendo menos tempo em tons mais claros.

Robinson Estrásulas / Agencia RBS

4 – Depois, o cabelo é lavado e fica com um tom bem amarelo. Quem quer atingir um ponto mais claro, repete o processo.


Robinson Estrásulas / Agencia RBS

5 – Após a segunda aplicação e lavagem, o tom já é bem mais claro. Para quem quer o estilo loiro, está pronto. Mas a indicação é aplicar um matizador, que dará o tom platinado.



Dicas da professora Naad

/// Antes da primeira descoloração, aplique uma pequena quantidade de descolorante nos pelos do antebraço. Em caso de alergia, não continue. 

/// A ardência do couro cabeludo durante a descoloração é normal.

/// Após a intervenção, não é indicado expor imediatamente o cabelo ao sol.

/// É adequado deixar de lavar o cabelo por dois dias após a descoloração, para recuperar o couro cabeludo.

/// A indicação é que sejam feitos retoques a cada 40 dias. Além disso, devem ser usados xampu e condicionador para cabelos loiros ou descoloridos. 

/// Sempre procure um cabeleireiro profissional.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias