Notícias



Alvorada

Cerca de mil crianças de bairros carentes devem receber merenda e espaço para brincar durante as férias

Quatro escolas da cidade da Região Metropolitana abrem as portas, durante seis dias, para o projeto Brincando nas Férias

07/01/2020 - 18h02min

Atualizada em: 07/01/2020 - 20h17min


Jéssica Rebeca Weber
Jéssica Rebeca Weber
Enviar E-mail
André Ávila / Agencia RBS
Lucas, 8 anos, foi com os irmãos e a avó à escola

Quatro escolas de Alvorada, na Região Metropolitana, abriram as portas nesta terça-feira (7) para servir merenda e proporcionar um espaço seguro para os alunos se divertirem durante o recesso escolar. Projeto do município que tem o pior PIB per capita do Estado, o Brincando nas Férias se repetirá nesta quarta (8) e quinta-feira (9), além dos dias 14, 15 e 16 de janeiro. Deve beneficiar cerca de mil crianças.

Na Escola Leonel Brizola, a comida feita "com carinho, paciência e boa energia" pela merendeira Anna Marilda Moraes Bragança agradou a gurizada: teve achocolatado com biscoitos de manhã, carreteiro, feijão e salada de almoço, e batida de banana no lanche da tarde. A atividade estava programada para ocorrer entre 10h e 15h, mas às 9h já tinha crianças no saguão da escola.

André Ávila / Agencia RBS
Ledi dando comida para o neto, Gabriel

Lucas, 8 anos, que foi ao colégio com a avó, Ledi Falcão, 55 anos, e os três irmãos mais novos, raspou o prato e esperava a comida baixar para começar a brincadeira. Maria Isadora da Silva, 9 anos, deu orgulho às professoras: comia um prato de cenoura, cebola, tomate e chuchu depois do arroz e do feijão.

— Vim pra brincar, comer e ficar com as amigas — comentou ela, no final.

A criançada ainda se divertiu brincando de pingue-pongue, piscina de bolinhas, xadrez, damas, desenhando, entre outras atividades. Também teve exibição do filme Rei Leão dentro de um ônibus adaptado pela prefeitura, com os assentos virados para o fundo do veículo, onde foi instalado o telão e o projetor. É o terceiro ano que o projeto Brincando nas Férias ocorre no colégio do bairro Sítio dos Açudes, uma das regiões mais carentes do município.

— Boa parte das crianças depende da alimentação dada na escola, uma comida de qualidade — observa a diretora da Leonel Brizola, Angela Soares de Brito.

André Ávila / Agencia RBS
Anna preparou comida com "carinho, paciência e boa energia"

Nesta edição, a iniciativa se estendeu também às escolas Elisardo Duarte Neto, Normélio Pereira de Barcelos e Paulo Freire, também localizados em zonas carentes, como explica Nadir Machado, secretária de educação de Alvorada. Ela conta que, como o valor para a merenda do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) se encerra com o fim das aulas, os alimentos servidos foram adquiridos por meio de doação, e a organização se iniciou ainda em novembro.

— Esses alunos não vão para shopping, para cinema, praia ou piscina. Não tem estrutura para eles se divertirem nessas regiões. Aqui eles estão seguros e com alimentação garantida — comenta a diretora.

A realização da iniciativa virou lei no ano passado. A proposta do vereador Schumacher (PT) foi aprovada em julho na Câmara Municipal. O vereador lembra de um caso que viralizou, mas também sensibilizou o Rio Grande do Sul: o áudio das "três conchadas de galinha" espalhado via WhatsApp em que o menino Pierre Silva Chagas contava ao colega como a merenda da escola Frederico Dihl, também em Alvorada, estava boa justamente no dia em que o colega faltou.

André Ávila / Agencia RBS
Crianças assistiram ao Rei Leão dentro de ônibus adaptado para virar cinema



MAIS SOBRE

Últimas Notícias