Notícias



Receita do Leitor

Coxinhas de frango recheadas da Heloísa: confira o passo a passo do prato

Moradora da zona norte da Capital ensina a preparar uma de suas receitas favoritas, que leva queijo, peito de peru e ovos de codorna

22/01/2020 - 07h00min


Omar Freitas / Agencia RBS

Dona de uma pasta repleta de receitas doces e salgadas, a leitora Heloísa Jobim, 69 anos, selecionou uma delas para participar da Receita do Leitor. A secretaria aposentada, que também atuou como cozinheira em um negócio próprio no Centro da Capital, mostra como preparar coxinhas de frango recheadas. Ela mora bairro Santa Rosa de Lima, em Porto Alegre. 

LEIA MAIS
Bobó de grão-de-bico da Antonia: aprenda a fazer um prato cremoso e sem carne
Lasanha de pão da Carla: aprenda a preparar o prato salgado com requeijão caseiro
Mousse de sagu da Beatriz: aprenda a preparar uma sobremesa leve à base de leite 

— É uma receita que gosto de fazer. As coxas podem ser recheadas com vários ingredientes. Eu uso mussarela, peito de peru, cheddar e o ovo de codorna. Mas também pode ser feita com bacon e presunto — conta a aposentada. 

Culinária

Cozinheira de mão cheia, Heloísa relembra que fez a coxinha recheada para o casamento da filha Renata. Questionada sobre a quantidade de coxas que teve que rechear manualmente, Heloísa afirma:

— Não sei exatamente, mas foram muitas! 

Apaixonada por cozinhar, Heloísa fez diversos cursos na área alimentícia:

— Já vendi pão, bolos, doces para festas e tivemos uma lancheria chamada Cantinho da Vovó. Lá, eu servia almoços de comida caseira e tínhamos bastante clientes. Até hoje nos reconhecem nas ruas. 

Devido a problemas de saúde do marido, Heloísa deixou o negócio há cerca de sete anos. Atualmente, além de cozinhar em casa para a família, a aposentada ministra cursos de culinária na paróquia do bairro. 

— Dá para cozinhar com poucos ingredientes. Muitas pessoas não cozinham porque acham difícil, mas eu acho simples. A partir de uma batata, já consigo fazer um prato — afirma a cozinheira. 

MEU SEGREDINHO

Heloísa conta que cultiva um tempero em casa:

— Eu adoro alecrim e, por isso, tenho plantado. Mas plantei em um vaso e deixo longe do chão, para evitar sujeira e bichinhos. 

COXINHAS DE FRANGO RECHEADAS

Omar Freitas / Agencia RBS
Uma delícia com farofa

INGREDIENTES
✔ 6 coxas de frango desossadas
✔ 2 dentes de alho picados  
✔ 1/2 cebola picada
✔ 6 fatias de peito de peru
✔ 6 fatias de queijo mussarela
✔ 1 cenoura  
✔ 12 ovos de codorna cozidos
✔ Suco de 1 limão
✔ Orégano, sal e alecrim a gosto
✔ Pimentão vermelho, amarelo e verde em tiras
✔ Queijo cheddar (opcional)

MODO DE PREPARO

/// Tempere as coxas desossadas com limão, sal, orégano, alho, cebola e alecrim. Passe o tempero por dentro e por fora. Reserve na geladeira por 30 minutos.

/// Para montar o recheio, empilhe sobre as fatias de peito de peru e queijo a cenoura, os pimentões e os ovos de codorna. Acrescente uma colher de queijo cheddar. 

Omar Freitas / Agencia RBS

/// Faça um rolinho com os ingredientes e coloque dentro da coxa. Feche as coxas com um palitos de dentes. Regue com azeite e salpique queijo ralado por cima. Leve ao forno por cerca de 45 minutos a 180°C ou até ficarem douradas.

RENDIMENTO: 6 porções
TEMPO DE PREPARO: 1 hora e 30 minutos
ACOMPANHAMENTOS: arroz e farofa temperada

PARTICIPE, NOS ENVIE SUA RECEITA!
/// Quem pode participar? Todos os leitores que tiverem uma receita deliciosa para compartilhar com o DG. 
/// O que é preciso enviar? Mande sua receita, descrita com quantidade e tipos de ingredientes e modo de preparo, além do seu nome completo, endereço e telefone, para que possamos ligar de volta para você. 
/// Para onde e como eu envio? Você pode usar três canais de atendimento para enviar sua receita. São eles: o WhatsApp do DG, pelo telefone (51) 99759-5693, o e-mail atendimento@diariogaucho.com.br e o nosso endereço (para envio de carta): Avenida Ipiranga, 1.075, bairro Azenha, Porto Alegre/RS. O CEP é 90169-900. 

Produção: Caroline Tidra 

Confira outras receitas da seção Receita do Leitor



MAIS SOBRE

Últimas Notícias