Notícias



Refresco

Famílias curtem primeiro final de semana com piscinas públicas abertas em Porto Alegre

No Ceprima, que fica no bairro Santa Maria Goretti, 245 pessoas aproveitaram o banho livre entre sábado e domingo

05/01/2020 - 17h56min


Elana Mazon
Elana Mazon
Enviar E-mail
Omar Freitas / Agencia RBS
Família do bairro São Geraldo curtiu o domingo no Ceprima

A temperatura era de 31ºC e o céu estava azul, com pouquíssimas nuvens, na tarde deste domingo (5), quando, pouco antes das 15h, a entrada para a piscina do Centro de Comunidade Primeiro de Maio (Ceprima), no bairro Santa Maria Goretti, em Porto Alegre, foi liberada para o banho livre. Com o cenário perfeito para um mergulho, muita gente aguardava na fila, já vestidos com a roupa de banho e com a carteirinha — cuja confecção é o obrigatória para acessar o local — em mãos. Este foi o primeiro final de semana de piscinas públicas abertas na Capital, com quatro dos cinco locais já disponíveis (confira abaixo a lista). 

Leia outras notícias do Diário Gaúcho

Antes do tão esperado mergulho, os moradores dos arredores também participaram de uma oficina de saúde, na qual receberam orientações gerais e conheceram as regras a serem seguidas na área de banho.

— Este momento serve para conscientizar as pessoas sobre o uso do espaço e sobre os cuidados necessários. Os usuários têm recebido isso muito bem, a experiência é positiva. A maioria já veio em outros anos, conhece o processo, sabe como tudo funciona — explica o coordenador interino do Ceprima, Fernando Dourado, que deu a oficina para os presentes.

Segundo ele, entre sábado (4) — dia em que as piscinas foram abertas — e domingo, 245 pessoas estiveram no centro de comunidade no horário de banho livre. Os dados deste domingo ainda não foram divulgados.

Omar Freitas / Agencia RBS
Durante a tarde, piscina fica livre para banhos

— As inscrições para usar a piscina abriram no dia 2, e quem quiser utilizar ainda pode confeccionar a carteirinha. Temos a expectativa de receber até 200 pessoas por dia em sábados e domingos. Neste primeiro final de semana, o movimento ainda não engrenou tanto, acreditamos que em função do feriado — diz Fernando.

Público diverso

Entre os presentes, havia gente de todas as idades. Adolescentes em grupos que saltavam na água a todo momento (tudo dentro do que é permitido pelo centro, é claro), crianças que curtiam a piscina especial para os pequenos, mulheres que alternavam entre um mergulho e um banho de sol e até famílias inteiras. Era o caso do vigilante Vagner Manoel Mazuco Gonçalves, 39 anos. Morador do bairro São Geraldo, ele foi ao Ceprima com a esposa, a servente de limpeza Mairagley Rossato, 29 anos, os três filhos do casal, Luiz Felipe, 14 anos, Maria Eduarda, 12 anos, e Evellyn Tallya, seis anos, além de cunhadas e sobrinhos.

— A gente vem todos os verões desde 2013, e gostamos muito. Trago meus filhos, minhas irmãs vêm com os meus sobrinhos... nos reunimos para aproveitar os dias de calor — contou Mairagley, enquanto cuidava da caçula da família no espaço reservado para as crianças.

Omar Freitas / Agencia RBS
Gurizada aproveita para amenizar o calor

Evellyn, que treinava pequenos mergulhos, também aprova a estrutura do local:

— Eu venho quase todos os dias. É só estar calor!

Além da possibilidade de aliviar o calor pertinho de casa, o controle de quem entra e os profissionais são as melhores qualidades do Ceprima, segundo Vagner:

— O atendimento é excelente, todo o pessoal (que trabalha) nos recebe bem. Tem muita segurança, o que é importante quando se trata de água, como aqui.

Piscinas abertas

/// Cecopam — Centro de Comunidade Parque Madepinho (Rua Arroio Grande, 50 - Parque Madepinho)

/// Ceprima — Centro de Comunidade Primeiro de Maio (Rua Comoati, 64 - Bairro Santa Maria Goretti)

/// Cevi — Centro Comunitário Vila Ingá (Rua Papa Pio XXIII, 350 - Bairro Passo das Pedras)

/// Cecores — Centro de Comunidade Restinga (Rua Economista Nilo Wulff, 50 - Bairro Restinga)

A partir das 14h de terça-feira (7)

/// Cecoflor — Centro de Comunidade Vila Floresta (Rua Irene Caponi Santiago, 290 _ Bairro Vila Floresta)

Como funciona

/// De terça a domingo, das 14h às 17h45min, estaão disponíveis os banhos livres. 

/// De terça a sexta, das 9h às 11h30min, há aulas de natação e hidroginástica, com inscrição prévia nas secretarias dos Centros de Comunidades. 

/// Para o uso das piscinas, é necessária a confecção das carteirinhas de acesso, com apresentação de uma foto 3x4, carteira de identidade e comprovante de residência, além de participar da oficina de saúde. Menores de 14 anos devem estar acompanhados pelos pais. 

/// A temporada de piscina segue até o dia 1º de março.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias