Notícias



Receita do Leitor

Lasanha de pão da Carla: aprenda a preparar o prato salgado com requeijão caseiro

A pedagoga Carla Patrícia Lima da Silva, de Porto Alegre, mostra o passo a passo dessa receita

08/01/2020 - 07h00min


Lauro Alves / Agencia RBS
Carla mostra suas receitas no Instagram

Moradora do bairro Jardim Itu, na Capital, Carla Patrícia Lima da Silva, 48 anos, decidiu passar mais tempo em casa após o nascimento da filha, Mariana da Silva Rosa, há cinco anos. Pedagoga de formação, depois de 27 anos em sala de aula, optou pela rotina diferente, em um período que ela chama de “pré-aposentadoria”.

LEIA MAIS
Panetones das irmãs Engroff: aprenda a fazer a receita tradicional e a de chocolate
Almôndegas com ora-pro-nóbis da Sueli e da Camila: aprenda a fazer um petisco criativo e nutritivo
Red Velvet da Patrícia: aprenda a receita do bolo feito com a casca da beterraba 

Em casa e cheia de criatividade, Carla conta que sempre gostou de compartilhar sua rotina e os afazeres do lar. Por influência de amigas, os compartilhamentos começaram a ser feitos em um perfil no Instagram (@casacozinhaetal), que, hoje, já tem mais de 15 mil seguidores.

Entre os destaques na rede social, estão as receitas preparadas pela moradora da Zona Norte. E uma das especialidades, que faz sucesso entre a família e os amigos, é a lasanha de pão — que ela ensina, hoje, a preparar. Um toque caseiro faz toda a diferença:

— Sempre faço o requeijão em casa. O gosto fica idêntico ao produto comprado no mercado. Dois litros de leite podem render o que equivale a três copos de requeijão.

Segundo Carla, a ideia de substituir a tradicional massa da lasanha pelo pão surgiu após sua mãe passar por problemas na vesícula — a digestão era mais difícil com alguns alimentos. Carla conta que a lasanha pode ser feita de pão branco ou integral.

— É rápida de fazer. Tenho amigos que só pedem essa lasanha quando estão na minha casa. É como se fosse uma torta fria, mas vai ao forno — afirma Carla.

MEU SEGREDINHO

Outro costume que Carla tem na cozinha, no preparo de refeições, é a substituição do sal:

— Uso pouco sal devido à saúde da minha mãe e também para reduzir o consumo de sódio. Para substituir, coloco o chimichurri, que compensa a falta de sal. 

REQUEIJÃO CASEIO

Carla Patrícia Lima da Silva / Arquivo Pessoal
Rápido de fazer

INGREDIENTES
✔ 1 litro de leite integral
✔ 4 colheres (sopa) de vinagre
✔  1 colher (sopa) de margarina ou manteiga
✔  1 colher (chá) de sal (opcional)

MODO DE PREPARO
/// Em uma panela, leve o leite ao fogo até ferver. Quando levantar a fervura, desligue o fogo.  Adicione o vinagre e misture suavemente. Espere o leite talhar e, após, passe por uma peneira para separar o soro da parte sólida. Deixe escorrer bem e ajude, apertando com uma colher. Despreze o soro e transfira o talho ainda quente para o liquidificador. Bata com uma colher de margarina ou manteiga. Se desejar, adicione o sal. Bata de novo até o ponto de requeijão. Dobre a quantidade de ingredientes para usá-lo na lasanha.

LASANHA DE PÃO

Lauro Alves / Agencia RBS

INGREDIENTES
✔  1kg de carne moída (bolonhesa)
✔ 500g de queijo
✔  500g de presunto
✔ 2 pacotes de pão de fôrma fatiado
✔ 3 copos de requeijão
✔ Orégano a gosto

MODO DE PREPARO

/// Em uma fôrma, coloque um pouco de molho bolonhesa espalhado pelo fundo (Carla prepara a carne com molho feito de tomate, cebola, alho, orégano e chimichurri). Após, coloque as fatias de pão sem cascas espalhadas pelo recipiente.

Lauro Alves / Agencia RBS

 /// Em cima do pão, acrescente o requeijão. Após, coloque o presunto picado.

/// Adicione a carne com molho e, após, as fatias de queijo. Repita a ordem das camadas.

/// Finalize com queijo e orégano. Leve ao forno preaquecido em 200°C por 40 minutos.

RENDIMENTO: 8 porções
TEMPO DE PREPARO: 1 hora 

PARTICIPE, NOS ENVIE SUA RECEITA!
/// Quem pode participar? Todos os leitores que tiverem uma receita deliciosa para compartilhar com o DG. 
/// O que é preciso enviar? Mande sua receita, descrita com quantidade e tipos de ingredientes e modo de preparo, além do seu nome completo, endereço e telefone, para que possamos ligar de volta para você. 
/// Para onde e como eu envio? Você pode usar três canais de atendimento para enviar sua receita. São eles: o WhatsApp do DG, pelo telefone (51) 99759-5693, o e-mail atendimento@diariogaucho.com.br e o nosso endereço (para envio de carta): Avenida Ipiranga, 1.075, bairro Azenha, Porto Alegre/RS. O CEP é 90169-900. 

Produção: Caroline Tidra 

Confira outras receitas da seção Receita do Leitor



MAIS SOBRE

Últimas Notícias