Notícias



Mobilidade urbana

Nova faixa exclusiva para ônibus começa a operar na segunda-feira em Porto Alegre

O trecho de 500 metros fica no entorno do campus central da UFRGS

24/01/2020 - 20h53min


GZH
GZH

A faixa exclusiva para ônibus da Avenida Paulo Gama e da Rua Engenheiro Luiz Englert, no centro histórico de Porto Alegre, começará a operar nesta segunda-feira (27), segundo a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). A sinalização fica no entorno do campus central da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Leia outras notícias do Diário Gaúcho

O funcionamento da faixa será das 6h às 9h e das 16h às 20h, cobrindo os horários com maior tráfego. A estimativa é que o tempo de viagem seja reduzido em dois minutos no trecho e que a medida beneficie 90 mil usuários que utilizam as 40 linhas urbanas que passam pelo local.

A EPTC orienta que  os motoristas que precisam realizar embarque e desembarque de passageiros, entrar ou sair de residências, estabelecimentos comerciais ou outras vias, devem utilizar a faixa exclusiva para realizar a manobra, desde que seja feita a sinalização com a seta. 

Leia também
Empresas pedem que passagem de ônibus suba de R$ 4,70 para R$ 5,20 em Porto Alegre
Passageiros reclamam de longas filas e poucos horários de ônibus entre a Capital e a Região Metropolitana
Linhas de lotação da Restinga e de Belém Novo completam cinco anos de funcionamento

Além da faixa, uma ciclovia foi implementada próximo ao local, conectando a rede da Avenida Loureiro da Silva em direção à UFRGS e Região Leste, próximo da estação do BikePOA da Faculdade de Arquitetura — que, segundo a EPTC, é a mais utilizada na Capital.

Nos últimos quatro anos foram instaladas faixas exclusivas em diversas vias.  Até março de 2020, a EPTC pretende implantar 22 quilômetros de faixas exclusivas em 16 trechos, ampliando os 17 km oferecidos atualmente.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias