Notícias



Combate à fome

Quatro escolas municipais de Alvorada vão abrir durante as férias para fornecer merenda aos alunos

Neste mês, medida ocorrerá em seis dias específicos: 7, 8, 9, 14, 15 e 16. Inscrições se encerram na segunda-feira (6)

03/01/2020 - 18h14min

Atualizada em: 03/01/2020 - 18h14min


Diário Gaúcho
Diário Gaúcho

A prefeitura de Alvorada ampliou o projeto Brincando nas Férias, que oferece refeições em alguns dias do recesso escolar a crianças e adolescentes matriculadas na rede de ensino municipal. O programa deve receber os alunos em quatro colégios nos dias 7, 8, 9, 14, 15 e 16 de janeiro. As inscrições para participar podem ser feitas até segunda-feira (6).

As autoridades locais decidiram agir a partir de relatos de professores e dos próprios alunos de que a alimentação fornecida pela rede municipal, muitas vezes, era a única do dia para algumas crianças. Com o início das férias, elas deixavam de fazer a refeição na maior parte dos dias.

No início de 2019, um projeto-piloto foi realizado na Escola Leonel Brizola, no bairro Sítio dos Açudes. A ação foi um sucesso: o colégio ficou lotado de alunos em busca de almoço.

Leia mais
"Três conchadas de galinha": estudante que viralizou com áudio sobre merenda diz que queria "zoar" amigo
Conheça a escola de Alvorada onde os alunos servem "três conchadas de galinha"

Na Câmara Municipal, o vereador Schumacher (PT) propôs um projeto de lei para tornar obrigatória a ação. Aprovada em julho, a lei possibilitou que o município ampliasse o atendimento durante as férias. Neste ano, quatro colégios, em pontos estratégicos da cidade, vão atender os alunos: As escolas Leonel de Moura Brizola, Elisardo Duarte Neto, Normélio Pereira de Barcelos e Paulo Freire. A rede municipal de Alvorada conta com 31 escolas.

– Teve também aquele episódio do áudio que viralizou sobre as três conchadas de galinha. A gente notou e se sensibilizou para a importância que a merenda tem nas escolas hoje – conta Schumacher, lembrando do caso do menino Pierre Silva Chagas, que mandou um áudio para o WhatsApp do amigo Igor Braga contando como a merenda da escola Frederico Dihl Estava boa justamente no dia em que o colega faltou. 

Para atender a todos, a prefeitura estabeleceu a segunda-feira como data-limite para inscrições. O pré-cadastro servirá para organizar as demandas e os custos.

A rede municipal de Alvorada atende alunos de 07 anos a 14 anos, do 1º ano ao 9º ano do Ensino Fundamental.

A cidade de Alvorada, na Região Metropolitana, tem o menor PIB per capta do Estado. O índice de desenvolvimento humano (IDH), do município está categorizado como médio, sendo a única cidade mais próxima da Capital a ficar nesta categoria. O IDH é um indicador que afere o grau de desenvolvimento de uma determinada região levando em conta os quesitos educação, saúde e renda. Municípios como Canoas, Esteio e Gravataí são classificados como IDH alto.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias