Notícias



Receita do Leitor

Brigadeiro gourmet de caipirinha da Núbia: confira o passo a passo da receita 

Leitora de Alvorada mostra o preparo de um docinho inspirado numa tradição brasileira

26/02/2020 - 10h30min


André Ávila / Agencia RBS
Com limão, cachaça e chocolate branco

Para os apaixonados por doces e por caipirinha — a tradicional bebida alcoólica feita com cachaça, limão, açúcar e gelo —, essa receita vem bem. A leitora de Alvorada Núbia Lepeck Santa Ritta, 44 anos, mostra o passo a passo do brigadeiro gourmet de caipirinha e também conta como preparar a opção sem álcool. 

LEIA MAIS
Torta de maçã da Luciane: aprenda o passo a passo da tradicional sobremesa
Massa curinga da Karina: aprenda a preparar a base para diversos salgados
Apenas oito minutos no micro-ondas: conheça o bolo de aveia da Ester 

— Quem gosta de caipirinha, com certeza vai gostar do brigadeiro. Mas, para quem não quer colocar a cachaça (como no caso de oferecer para crianças), pode fazer o docinho de mousse de limão, substituindo a quantidade de álcool por mais suco — afirma a doceira. 

A paixão por fazer doces tem anos, diz Núbia. Ela começou a fazer brigadeiros para as festas de aniversário de criança dos fi lhos, Ramon, 26 anos, e Mariana, 24 anos. O último feito familiar da doceira foi para a formatura da dupla: 

— Eles se formaram no mesmo mês, então, optamos por uma festa só. Coloquei na cabeça que iria fazer 1.200 doces, em 10 variedades. Eles acharam que seria muito, e mesmo assim eu fiz. Fiquei três dias na cozinha em função dos docinhos. 

Negócios 

Incentivada pela família, Núbia começou a produção dos brigadeiros por encomenda. Agora, o negócio da doceira já tem seis meses:

— Meus filhos ajudaram, criando a página do Instagram e me apoiam na divulgação, compartilhando com os amigos nas redes sociais. 

Leitora assídua do Diário Gaúcho, Núbia mostra que é colecionadora dos kits Junte & Ganhe e costuma montar três coleções. Sua despensa é cheia com as caixas dos utensílios: 

— Um kit é para o Ramon, outro, para a Mariana. Todos aqui de casa terão a cozinha equipada com os kits do DG. 

MEU SEGREDINHO

Núbia dá duas dicas para o docinho perfeito: 

— Use uma panela antiaderente e mais grossa, as muito finas queimam a mistura no fundo. Outro truque é colocar o filme plástico encostando em cima do doce antes de levá-lo à geladeira. Assim, ele não cria uma película mais firme por cima, ficando todo com a mesma consistência. 

BRIGADEIRO GOURMET DE CAIPIRINHA 

André Ávila / Agencia RBS
Sem álcool, o docinho vira de mousse de limão

INGREDIENTES
✔ 1 caixa de leite condensado (395g)
✔ 1 caixa de creme de leite (200g)
✔ 100g de chocolate branco
✔ 50ml de cachaça ou vodca
✔ 50ml de suco de limão
✔ Raspas de 2 limões
✔ Açúcar cristal com raspas de limão para envolver os doces 

MODO DE PREPARO

/// Coloque em uma panela o leite condensado e o creme de leite e leve ao fogo alto. Mexa até que se transforme em um creme encorpado. 

/// Acrescente o chocolate branco e mexa até soltar do fundo da panela. Desligue o fogo. 

/// Misture no doce as raspas de limão. Após, adicione o suco e a cachaça e mexa bem (para a opção do doce de mousse de limão, coloque duas medidas de suco). A massa ficará bem mole. 

/// Cubra com plástico filme e leve à geladeira por 8 horas antes de enrolar os brigadeiros. Após, decore-os com açúcar cristal misturado a raspas de limão. 

DICA: faça a massa do doce de um dia para o outro
RENDIMENTO:
de 30 a 35 brigadeiros  
TEMPO DE PREPARO:
9 horas 

PARTICIPE, NOS ENVIE SUA RECEITA!
/// Quem pode participar? Todos os leitores que tiverem uma receita deliciosa para compartilhar com o DG. 
/// O que é preciso enviar? Mande sua receita, descrita com quantidade e tipos de ingredientes e modo de preparo, além do seu nome completo, endereço e telefone, para que possamos ligar de volta para você. 
/// Para onde e como eu envio? Você pode usar três canais de atendimento para enviar sua receita. São eles: o WhatsApp do DG, pelo telefone (51) 99759-5693, o e-mail atendimento@diariogaucho.com.br e o nosso endereço (para envio de carta): Avenida Erico Veríssimo, 400, bairro Azenha, Porto Alegre/RS. O CEP é 90160-180. 

Produção: Caroline Tidra 

Confira outras receitas da seção Receita do Leitor
 



MAIS SOBRE

Últimas Notícias