Notícias



Zona Norte

Posto de saúde fecha as portas por falta de médico em Porto Alegre

Unidade do bairro Rubem Berta ainda não tem previsão para reabrir ; população deve buscar atendimento no posto Ramos, que fica a 1,5 km de distância

20/02/2020 - 17h48min

Atualizada em: 21/02/2020 - 12h00min


Francine Silva
Francine Silva
Enviar E-mail
Giane Silva / Arquivo Pessoal
Um cartaz, colocado na grade que fica em frente à unidade, avisa a população para buscar atendimento em outro posto

O posto de saúde Jenor Jarros, no bairro Rubem Berta, na zona norte de Porto Alegre, não abriu as portas à comunidade nesta quinta-feira (20). Segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o médico da unidade teve um problema pessoal e não compareceu ao trabalho. Por conta disso, o posto ficou fechado.

Um cartaz, colocado na grade que fica em frente à unidade, avisa a população para buscar atendimento no posto de saúde Ramos, que fica a cerca de 1,5 quilômetros de distância, e permanece aberto até as 22h.

A comerciária Giane Silva, 42 anos, reclama da falta de médicos. Integrante do conselho local de saúde, a moradora afirma que funcionários do posto estariam de férias, o que provocou o fechamento das portas.

— A prefeitura deveria mandar outro profissional para manter os atendimentos — reclama.

Em nota, a Secretaria da Saúde não afirmou quando a Jenor Jarros voltará a atender, já que depende do retorno do profissional, que não foi identificado pela prefeitura. A expectativa é que as consultas voltem a ser realizadas nesta sexta-feira (21), mas pode ficar apenas para quarta (26) – isso porque as unidades de saúde ficarão fechadas na segunda e terça de Carnaval.

A nota da SMS

“A Unidade de Saúde Jenor Jarros está fechada, neste momento, somente pela falta temporária de profissional médico. Ocorre que o profissional teve um problema familiar pessoal e precisou se ausentar. Ainda ontem foram realizados 31 atendimentos no local. Destacamos que a estrutura do prédio é precária e impossibilita qualquer tipo de melhoria ou reforma (por não se tratar de prédio próprio da prefeitura) sendo inclusive tema de inquérito do Ministério Público. Os pacientes seguem sendo atendidos na unidade Ramos. O atendimento deve ser retomado após o retorno do profissional.”


MAIS SOBRE

Últimas Notícias