Notícias



Seu Problema é Nosso

Rua do bairro Querência, em Viamão, continua com buracos e sem pavimentação

Moradores relatam os prejuízos que já sofreram com as más condições da via

12/02/2020 - 08h34min

Atualizada em: 12/02/2020 - 09h19min


Arquivo pessoa / Tayna Souza
Condições da via são ruins, causando prejuízos aos moradores

— Somos esquecidos pela prefeitura. 

Esse é o desabafo da dona de casa Rosana Holanda Ribeiro Freitas, 55 anos. A Rua Mostardeiros, no bairro Querência, em Viamão, onde ela mora, não tem pavimentação e está com vários buracos. 

LEIA MAIS
Idosa sofre com à espera de cirurgia no quadril
Corpo de Bombeiros Voluntários de Charqueadas precisa de apoio para finalizar construção de sede
Morador de Alvorada espera por consulta oftalmológica desde 2018 

As irregularidades na via causam transtornos para a vizinhança. Crianças já se machucaram e carros já tiveram problemas de mecânica ao transitar pelo local. Até mesmo o caminhão de lixo sofre para passar pela Mostardeiros: de acordo com Rosana, o veículo entra de ré, pois, se entrar de frente na rua sem saída, não conseguirá fazer o retorno em função dos buracos. 

— Quando chove, tudo fica pior. Alguém tem que vir aqui e fazer algo por nós — suplica a moradora. 

De problemas causados pela falta de pavimentação, a dona de casa entende bem. Em setembro de 2019, ela realizou uma cirurgia de retirada de varizes. Porém, pouco tempo após a operação, quando chegava em seu lar, Rosana teve uma queda em uma das irregularidades da rua, o que causou complicações no procedimento recém realizado nas pernas. 

Além disso, há pouco mais de um mês, o automóvel do seu esposo teve danos no motor. Ela atribui os problemas às irregularidades da rua. 

— Meu marido não tem dinheiro para mandar arrumar. Agora, estamos com mais esse prejuízo — pontua a dona de casa. 

Patrola 

Rosana mora na Mostardeiros há cinco meses e está bem chateada com a situação. A radiologista desempregada Marisa Lima Ramires, 57 anos, vizinha dela, mora há 30 anos no local e diz que o problema não é antigo, mas também não é tão recente: 

— No passado, de seis em seis meses, uma equipe vinha até aqui fazer a manutenção. Passavam a patrola e colocavam saibro. A rua não era perfeita, mas era boa de andar. Agora, os funcionários da prefeitura vieram aqui apenas uma vez e só jogaram terra vermelha, sem patrolagem nem nada. 

Rosana garante que registrou protocolos junto à prefeitura, pedindo a manutenção da rua, em agosto de 2019. Ainda de acordo com as duas moradoras, alguns vereadores e outros funcionários municipais já foram até o local analisar o problema e prometeram resolvê-lo o mais rapidamente possível. Entretanto, até agora, só o que os moradores receberam foram promessas. 

Manutenção está no cronograma 

Questionada, a Secretária de Obras e Serviços Públicos de Viamão informou que trabalha, hoje, na obra de pavimentação da Avenida Gildo de Freitas, também no bairro Querência, atendendo a uma antiga demanda dos moradores. 

A pasta também explicou que o serviço de conservação de vias é permanente na cidade, e as ruas do bairro já estão no cronograma de obras. O prazo dos serviços é de 15 a 20 dias.

Produção: Thayná Souza

Leia outras notícias da seção Seu Problema é Nosso   



MAIS SOBRE

Últimas Notícias