Notícias



Desfile de escolas de samba

Bambas da Orgia é campeã do Carnaval de Porto Alegre em 2020

Com 179,1 pontos, a entidade ficou à frente da Imperadores do Samba, segunda colocada, e da Estado Maior da Restinga

08/03/2020 - 20h53min

Atualizada em: 09/03/2020 - 07h59min


Fábio Schaffner
Enviar E-mail
Isadora Neumann / Agencia RBS

Com quatro horas de atraso, a apuração dos desfiles das escolas de samba do Carnaval de Porto Alegre consagrou a Bambas da Orgia. Com 179,1 pontos, a entidade ficou à frente da Imperadores do Samba, segunda colocada, e da Estado Maior da Restinga.

—  A última vez que a Bambas ganhou foi em 2013. Foram sete anos aguardando, mas, graças a Deus, desta vez chegamos lá. Foi uma disputa ferrenha com a Imperadores do Samba, cada uma com 20 títulos. Agora temos 21 e a hegemonia total. Vamos comemorar — declarou mestre Nilton Pereira, presidente da Bambas.

Reverenciando seus 80 anos de existência, a escola mais antiga da Capital desfilou na manhã deste domingo (8), e recordou alguns de seus temas-enredo e de sua história, contados por um preto velho. Componentes e ex-dirigentes de diversas épocas participaram do desfile.   

A apuração só começou depois das 18h. Desde o início da tarde, a direção da União das Escolas de Samba de Porto Alegre (Unespa) estava reunida em um dos barracões, discutindo principalmente a situação da União da Vila do IAPI.

Terceira entidade a desfilar na sexta-feira, a escola teria atrasado em 26 minutos o início da apresentação. A demora ocorreu porque o presidente da agremiação, Silvio Marcial, só deu a largada no desfile após todos os destaques terem sido colocados nos carros alegóricos. Como a organização do Carnaval havia disponibilizado apenas um guindaste, as demais escolas recorreram a escadas ou outros equipamentos.

Antes da apuração do grupo Prata, uma briga entre as torcidas da Imperatriz Dona Leopoldina e Estado Maior da Restinga só foi encerrada após intervenção da Brigada Militar. Com cassetetes e bombas de efeito moral, os brigadianos separaram os dois grupos, causando ainda mais tumulto e correria. Um homem foi detido.

A tradicional Fidalgos e Aristocratas venceu o grupo Prata, com 178,4 pontos, e foi promovida ao grupo Ouro, o principal, no desfile de 2021. Em segundo lugar ficou a Praiana, com 177,7 pontos, e em terceiro a Unidos da Vila Isabel, com 177,3 pontos.

No grupo Bronze, a campeã foi a Filhos de Maria, entidade que fez em 2020 sua estreia no Carnaval da Capital. Nesse grupo, não há acesso nem rebaixamento. A ascensão ao grupo Prata só ocorrerá em 2021, a partir da maior média obtida nos desfiles dos dois anos.

Confira fotos da campeã do Carnaval, Bambas da Orgia



MAIS SOBRE

Últimas Notícias