Lá em Casa
Cris Silva: "Come, filho!"
Colunista escreve sobre maternidade e família todas as sextas-feiras
Quem nunca falou isso na vida? Pois, lá em casa, entramos nessa.
Matheus, meu filho de dois anos, começou a fase do "não quero comer". Logo ele que sempre foi um comilão e, por isso, recebeu o carinhoso apelido de "Draguinha". Mas, enfim, completou dois anos de idade e parece que o apetite sumiu. Lá fui eu atrás de explicações e... Bingo! É exatamente nessa fase que a vontade de comer desaparece.
Mas claro que tem um motivo, e eu aproveito para compartilhar com vocês essa e outras dicas bem legais.
Segundo a nutricionista Cristiane Ferreira, especialista em nutrição materno infantil, a partir dos dois anos, as crianças têm necessidades calóricas menores do que quando bebês. Como diminui a velocidade de crescimento, cai também a necessidade calórica, por isso, também é menor o apetite das crianças. Essa fase pode ir até uns quatro ou cinco anos.
Mas o que mais pode ser?
Cristiane lembra, ainda, que é importante observar alguns detalhes:
- - Sempre dar um intervalo de pelo menos duas horas entre uma refeição e outra para a criança ter tempo de sentir fome.
- - Criança que acorda muito tarde acaba tendo um grande problema nas refeições, principalmente no almoço.
- - Cuidar para que a hora das refeições não seja de brigas nem chantagens.
- - É importante dar um tempo para a criança comer. Elas comem lentamente.
- - Não forçar a comer tudo: servir em pequenas porções e dividido por tipo de comida.
- - Sempre que der, colocar a criança para comer à mesa.
- - Manter uma rotina para comer.
Não desista tão facilmente
Eu amei essa dica da minha xará. A introdução alimentar precisa ser lenta, aos poucos. Então, é importante apresentar no mínimo 10 vezes o alimento para a criança. Todos os dias, o mesmo alimento, mas de formas diferentes, por dez dias seguidos. Por exemplo: se for uma cenoura, um dia vai ser ralada. No outro, cozida. No seguinte, com carne. Isso vai ajudá-la a sentir os diferentes sabores, texturas e aromas.
Sinal de alerta
Quando a criança passa muitos dias sem querer comer, quando fica recusando os alimentos o tempo inteiro, fecha a boca, não quer sabe de provar, não aceita ou escolhe somente alimentos de uma cor, é aconselhável dividir com o pediatra ou nutricionista.
Peróla
Na hora de fazer o tema de matemática, a mãe lê a questão:
– Carol tinha dois lápis e ganhou mais dois. Carol ficou como?
Ao que a filha responde:
– Contente!
Heloísa, cinco anos
Leva pra dançar
Todas as sextas-feiras de março vão ser de muita música e animação no BarraShoppingSul. Hoje, no Barra Music Kids, das 18h30min às 19h30min, quem diverte os pequenos é o Bob Bopsin. Nos dias 13, 20 e 27, será o Grupo Aquarela. A entrada é gratuita! Em caso de chuva, o evento será cancelado.