Notícias



Coluna da Maga

Magali Moraes: como não surtar com o coronavírus

Colunista escreve às segundas, quartas e sextas-feiras no Diário Gaúcho

18/03/2020 - 09h00min


Fernando Gomes / Agencia RBS
Magali Moraes

Quem poderia imaginar que o mundo inteiro se transformaria numa assustada família por causa desse vírus? O coroninha não brinca em serviço. Precisamos pensar uns nos outros e levar a sério as recomendações de higiene e isolamento. Aqui no Brasil o bicho tá pegando (literalmente). Escolas fechando, eventos cancelados, empresas trabalhando à distância. É certo que a economia vai sofrer. E esse é um forte motivo pra cuidar da nossa saúde: pra poder correr atrás do prejuízo depois. 

Álcool gel é o novo pão quente, e some das prateleiras. No supermercado, os carrinhos estão mais lotados que o normal. Muita calma nessa hora! Senão os preços disparam. Queremos nos informar e as notícias estressam. Respira fundo!! Também estou tentando manter o bom humor porque essa função ainda vai longe. Em meio a tanta incerteza, surgem exemplos lindos. Você viu os emocionantes vídeos dos italianos em quarentena cantando e dançando nas sacadas e janelas de suas casas? 

Leia mais colunas da Maga 

Diminuir

A gente já sabe que esvaziar as ruas é um baita remédio pra diminuir o contágio. Então vamos circular menos! Curtir a casa não é o que sempre desejamos? Chegou o momento. Só não dá pra parecer velório. Bora ouvir música e cantar junto, ler, fazer brigadeiro, começar uma nova série, dormir bastante, telefonar pros amigos e familiares, usar as redes sociais pra manter contato. Não seja egoísta achando que tem o corpo fechado. A saúde frágil de alguém pode sofrer com isso.

Agora o que vale é o espírito do coletivo. E a nossa saúde mental é tão importante quanto a física. Preste atenção a alterações emocionais (suas e de quem você ama). Procure se distrair e manter o otimismo. Abra as janelas e o coração. Dê um tempo pras notícias se elas te angustiam. O YouTube tá cheio de vídeos ensinando de tudo um muito. Ficar nessa roda-viva de preocupação faz cair a imunidade. E aí complica. Se tem algo que a gente precisa estocar é positivismo. Tudo passa. Te cuida!



MAIS SOBRE

Últimas Notícias