Notícias



Papo Reto 

Manoel Soares: Não é Down, é Up! 

Colunista escreve no Diário Gaúcho aos sábados

07/03/2020 - 05h00min


Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal
Papo reto com Rafael, exemplo para os colegas

Nesta semana, pude acompanhar o treino de atletas com síndrome de Down. Foi um monumento mágico para mim, gente! Apesar de muitos acharem que eles têm deficiência, estes homens e mulheres são, na verdade, dotados de uma sensibilidade que faz falta em nosso dia a dia. 

Leia mais colunas de Manoel Soares

Este da foto aí é o Rafael, que foi escolhido o melhor goleiro na Copa Futsal Down. Durante nosso papo, ele me disse que, depois que recebeu o título, começou a treinar o dobro de antes e a se esforçar mais na escola, pois agora era um exemplo para os colegas. 

Os pais dos atletas que acompanhei disseram que as dificuldades não estão nos filhos, mas na sociedade, que trata esses jovens com desprezo e, muitas vezes, com desrespeito. Eles não querem ser tratados como crianças grandes, não querem ser tratados como anomalias, não querem ser tratados como coitadinhos. Querem respeito, querem poder viver como eu e você. Inclusive, acho que o nome deveria mudar. “Down”, em inglês, quer dizer para baixo, mas eles são para cima. Então, podemos dizer que eles são “up”.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias