Notícias



Pandemia

Marchezan confirma primeira morte por coronavírus em Porto Alegre

Mulher deu entrada na UTI na segunda-feira em estado grave

25/03/2020 - 07h58min


Karine Dalla Valle
Karine Dalla Valle
Enviar E-mail
Thaut Images / stock.adobe.com

O prefeito Nelson Marchezan anunciou, na madrugada desta quarta-feira (25), a primeira morte por coronavírus em Porto Alegre. A vítima, uma mulher de 91 anos, estava internada na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Moinhos de Vento. Ela deu entrada na segunda-feira (23), já em estado grave, e morreu na noite de terça (24).

"Lamentamos muito, esperamos que nossas medidas possam evitar que isso seja uma constante em nossa cidade", escreveu Marchezan no Twitter. "Mas precisamos de todos. Isso não é uma questão jurídica, ideológica. É uma questão fática e de saúde", completou.

Marchezan também disse que Porto Alegre tem oito pacientes com coronavírus internados em UTIs. Outros 26 com suspeita da doença também seguem em tratamento intensivo.

O prefeito contou que a gravidade do avanço da doença não é mais contabilizada pelo número de infectados em contaminação comunitária, mas pelo número de pacientes hospitalizados por causa do vírus. 

- Os idosos não estão escutando o recado do governo. Espero que escutem o recado dos hospitais - destacou. 

A confirmação da morte da paciente idosa em Porto Alegre ocorreu poucas horas após o presidente Jair Bolsonaro, em pronunciamento de rádio e TV, criticar medidas restritivas adotadas por autoridades estaduais e municipais. A declaração foi rechaçada por Marchezan. 

- Acho um embate desnecessário do presidente contra todas as evidências científicas. Não estamos tratando de questões ideológicas, mas de uma questão de vida ou morte - ressaltou o prefeito.

Tudo o que você quer saber sobre coronavírus: clique aqui para ver as dúvidas de leitores que já foram respondidas

Quer saber mais sobre o coronavírus? Clique aqui e acompanhe todas as notícias, esclareça dúvidas e confira como se proteger da doença.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias