Notícias



Preocupação

Mesmo com medidas de restrição, Porto Alegre tem aumento de movimentação na rua

Conforme a prefeitura, foi estimado um incremento de 5% na circulação de veículos na Capital

26/03/2020 - 21h31min


Adriana Irion
Adriana Irion
Enviar E-mail
Lauro Alves / Agencia RBS
Grupo faz exercícios ao ar livre no final da manhã em via da área central de Porto Alegre

Pela manhã, agentes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e da Guarda Municipal, fizeram operação em cinco acessos da Capital para reforçar a orientação de que as pessoas devem ficar em casa por causa da pandemia de coronavírus. Na Zona Norte, na Avenida Assis Brasil, no entanto, o movimento foi maior do que o de dias anteriores. No Parcão e na Redenção, foi possível flagrar corredores e ciclistas aproveitando a manhã de sol.

Leia outras notícias do Diário Gaúcho

Com receio de que o discurso contra o isolamento social feito pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, estimule as pessoas a voltarem para as ruas, o prefeito Nelson Marchezan tem adotado mais medidas para conscientizar a população. Até um avião foi contratado para sobrevoar a cidade com alerta sonoro repetindo que as pessoas devem manter o isolamento. Também nesta quinta-feira, passou a valer a nova versão do decreto que restringe a circulação de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos.

A norma prevê multa para quem for flagrado em praças ou parques. Em relação a outros locais, não há proibição, mas segue valendo a máxima de "ficar em casa". Conforme a prefeitura, o trabalho nesta quinta-feira foi de orientação aos idosos. Não houve aplicação de multas. Um problema que agentes da Guarda Municipal haviam percebido - e também flagrado por câmeras da EPTC e de segurança - era o hábito de idosos se reunirem em parques e praças para jogos de dama ou para bater papo. Nesta quinta, foram abordados pelo menos oito idosos.

Leia também
Agências bancárias alteram atendimento em função da pandemia de coronavírus
Como lidar com a ansiedade em tempos de quarentena

Outros dados de circulação indicam que há menos pessoas nas ruas. Na praça de pedágio de Gravataí, na freeway,  o tráfego total caiu de 47,9 mil no dia 16 para 11 mil nesta quinta, em contagem feita até as 15h. O  trensurb tem registrado queda de passageiros desde o dia 13. Na quarta-feira (25), foram 27,9 mil embarques, o que corresponde a uma demanda 82,3% menor que média de usuários transportados por dia útil na primeira quinzena de março.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias