Notícias



Novo status

OMS declara pandemia de coronavírus

Organização Mundial da Saúde fez declaração no início da tarde desta quarta-feira

11/03/2020 - 14h33min


GZH
GZH

Em reunião realizada nesta quarta-feira (11), a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou pandemia de coronavírus no mundo.

 — Avaliamos que o covid-19 pode ser caracterizado como uma pandemia — afirmou  Tedros Adhanom Ghebreyesus,  diretor-geral  da OMS. — A descrição da situação como uma pandemia não altera a avaliação da OMS da ameaça representada por esse coronavírus. Não muda o que a OMS está fazendo nem o que os países devem fazer — acrescentou.

Leia outras notícias do Diário Gaúcho

O diretor-geral disse que a organização vem operando no modo de "plena resposta" desde a notificação dos primeiros casos, em janeiro, na China. Trata-se, segundo ele, de uma situação inédita desencadeada por esse tipo de vírus: 

– Nunca tínhamos visto uma pandemia causada por um coronavírus. E nunca tínhamos visto, ao mesmo tempo, uma pandemia que pode ser controlada. 

O alarme tem sido soado todos os dias, "alto e claro", nas palavras do dirigente. Todos os países têm sido convocados a agir de forma "urgente e agressiva". Repetindo o que havia dito em pronunciamento anterior, Tedros ressaltou que uma simples observação dos números relacionados ao covid-19 não permitem uma avaliação adequada do panorama global. 

Leia também
VÍDEO: aprenda a fazer a higiene das mãos e saiba qual o modo correto de espirrar e tossir
Campo Bom tem o primeiro caso confirmado de coronavírus no RS

– De todos os 118 mil casos de covid-19 registrados em 114 países, mais de 90% deles estão em apenas quatro países, e dois países apresentam epidemias em significativo declínio – afirmou. – Todos os países ainda podem mudar o curso dessa pandemia – acrescentou.

Tedros pediu atenção para a utilização e a interpretação do novo termo:

– Se mal utilizada, a palavra pode provocar medo ou a sensação de que a batalha acabou, levando a sofrimento e mortes desnecessários. 

O executivo da OMS acredita que, se todas as nações detectarem, testarem, tratarem, isolarem e mapearem seus casos, mobilizando equipes de atendimento, será possível prevenir que casos isolados acabem se espalhando dentro de famílias e pequenos grupos e depois em meio à comunidade. 

— Estamos juntos para fazer as coisas certas com calma e proteger os cidadãos do mundo. É factível — conclamou. 

O Brasil tem 35 casos confirmados de coronavírus. A maior parte está em São Paulo (19), seguido de Rio de Janeiro (8), Rio Grande do Sul (2), Bahia (2), Alagoas (1), Minas Gerais (1), Espírito Santo (1) e Distrito Federal (1). O primeiro caso de coronavírus em Porto Alegre foi confirmado no final da manhã desta quarta-feira (11), um dia depois de a Secretaria Estadual da Saúde anunciar a primeira infecção do Rio Grande do Sul, em um morador de Campo Bom.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias