Notícias



Canoas

Programa Talentos do Esporte oferece treinamento gratuito em diversas modalidades

Seletivas de diferentes esportes ocorrerão na cidade na semana que vem. Na semana passada, atividade envolveu a ginástica

10/03/2020 - 05h00min


Fernando Gomes / Agencia RBS
Primeira peneira foi de ginástica para as crianças

Os pequenos canoenses que sonham em ser atletas têm a oportunidade de se inscrever nas peneiras para participar do programa Talentos do Esporte, oferecido pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) da cidade. O projeto, criado há um ano e meio, atende mais de 500 alunos em seis locais de treinamento: Centro Olímpico Municipal (COM), Centro de Esporte e Lazer (CEL) São Luís, CEL São José, CEL Mathias Velho, Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) e Complexo Esportivo Estação Cidadania.

Leia outras notícias do Diário Gaúcho

Handebol, vôlei, futsal, basquete, boxe e atletismo são algumas das modalidades oferecidas no programa, ministradas por profissionais de cada área. Os atletas que se destacarem nas seletivas serão matriculados como talentos. Eles recebem uniformes, treinam em espaços específicos para o esporte de sua escolha e contam com equipes técnicas e multidisciplinares. Nesta categoria, os também recebem auxílio-transporte. 

Os que não forem selecionados podem se matricular nas aulas, mas em um outro projeto, chamado Escola do Esporte. Para as duas modalidades de ingresso, o treinamento é gratuito.

Ginástica

O interior do Complexo Esportivo Estação Cidadania, um dos locais de treinamento, é focado exclusivamente para ginástica rítmica e artística, com aulas voltadas para crianças de seis a 10 anos. De acordo com o coordenador do local, Paulo Lopes, 48 anos, mais de R$ 1 milhão foram investidos no local.

– Usamos os mesmos aparelhos que a seleção brasileira de ginástica utiliza. Queremos o melhor para os nossos alunos – explica Paulo.

Ele acredita que as vagas ofertadas por esse projeto são muito importantes para a comunidade de Canoas. Principalmente por dar às crianças a oportunidade de praticar esportes diferentes do que estão acostumadas.

– Quando pensamos em trazer atividades diferentes para cá, como atletismo e ginástica, algumas pessoas falaram que não ia dar certo, porque filho de pobre gosta de jogar futebol, não de fazer pirueta. Hoje, nos dias de inscrição para esses esportes, as filas são enormes – conta o coordenador.

Uma das inscritas nas peneiras era a pequena Maria Eduarda Pereira de Souza, nove anos, que fez testes para ginástica rítmica e artística. A vendedora Graziela Miguel Pereira, 35 anos, mãe de Maria, diz que adorou o projeto:

– Esse programa é muito bom para as crianças. Na educação física da escola, geralmente eles só correm pelo pátio ou ficam atrás de uma bola. Aqui, eles têm a chance de fazer coisas diferentes.

Leia também
Vitão busca apoio para lutar em tatames europeus
Grupo de convivência ajuda idosos a lidarem com a depressão em Canoas
Bicas coletivas em cidades da Região Metropolitana não têm qualidade de água garantida

“Lindo de ver”

Em novembro do ano passado, os alunos do Talentos do Esporte competiram na Copa Escolar de Ginástica Rítmica, na Sogipa, na Capital. O evento era um amistoso, mas os atletas de Canoas conquistaram o público.

A dona de casa Alvina Duarte, 53 anos, estava na plateia para a apresentação da filha Gabriela Duarte Barros, 12 anos, que treinava com professores particulares havia seis anos. Porém, ao ver as apresentações das categorias do Talentos do Esporte, Alvina conta que ficou arrepiada:

– Em todas as competições que eu fui, os times da Sogipa sempre eram os favoritos. Mas, no ano passado, foi diferente. Foi lindo de ver o pessoal do Talentos. Os grupos eram muito bem ensaiados, apresentando com muito amor e profissionalismo.

Após aquele dia, a dona de casa resolveu tirar sua filha das aulas particulares e entrar na fila para inscrever a menina no projeto.

– Esse programa é maravilhoso. Geralmente é um esporte fora da realidade de muitas crianças. Agora, existe essa oportunidade.

Participe

Para participar, é preciso ser morador de Canoas e aluno de escola pública. As próximas peneiras ocorrerão no Centro Olímpico Municipal (Rua Araguaia, 1.151, Igara). Leve comprovante de residência e identidade.

16 de março 

/// Handebol feminino, 12 a 17 anos (14h)

/// Vôlei feminino, 12 a 17 anos (19h)

17 de março  

/// Vôlei feminino e masculino, oito a 12 anos (9h)

/// Vôlei feminino e masculino, 12 a 17 anos (14h) 

/// Handebol masculino, juvenil e adulto (21h30min) 

18 de março

/// Handebol e basquete, feminino e masculino, oito a 12 anos (9h)

/// Basquete feminino e masculino, 12 a 17 anos (14h)

/// Basquete masculino, adulto (21h)

19 de março

/// Vôlei feminino e masculino, 12 a 17 anos (9h)

/// Boxe feminino e masculino, 14 a 17 anos (14h)

/// Futsal feminino, de 10 a 13 anos (a definir)

/// Atletismo feminino e masculino, de 12 a 17 anos (a definir)

/// Vôlei feminino e masculino, adulto (20h)

20 de março

/// Handebol e Basquete, feminino e masculino, de 12 a 17 anos (9h)

/// Handebol masculino, de 12 a 17 anos (14h)


MAIS SOBRE

Últimas Notícias